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Publicado: Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Redes sociais para todos os gostos

Redes sociais para todos os gostos
Redes verticais: unem pessoas com gostos em comum

Na internet tudo e bastante instável, e pode mudar rapidamente. Falamos de coisas que aconteciam há 4 anos como se fossem de séculos passados, dos tempos jurássicos da internet, ao mesmo tempo em que algo se mostra como tendência e pode ser deixado de lado em pouco tempo. Neste cenário, as redes sociais já não são mais novidade, mas estão fortemente inseridas no cotidiano dos internautas, e não param de revelar novas possibilidades.


Entre os brasileiros com acesso à internet, 69% já tem o costume de acessar alguma mídia social, principalmente Orkut, Youtube e Twitter. Em meio a essa corrente de novas tendências e novas ferramentas, começaram a se destacar nos últimos tempos as chamadas Redes Sociais Verticais, ou Redes de Nicho.


Diferente do Orkut e Facebook, onde os laços de amizade do mundo real é que determinam as amizades na rede, nas redes sociais verticais são os interesses em comum que unem as pessoas. São redes criadas para algum segmento específico de público, como por exemplo, amantes de livros, cinema, música, e outros temas. São, portanto, redes formadas por pessoas que podem não se conhecer fora da web. Essas redes tiveram nos tradicionais fóruns da internet o seu princípio básico.


Exemplos de redes sociais verticais não faltam:


Skoob.com.br - Lançada em 2008, o Sbook é uma rede social onde cada membro pode criar um perfil dizendo quais livros leu, quais pretende ler, além de fazer comentários e avaliações deles. Há bastante espaço para interação, permitindo que os usuários possam trocar livros e fazer recomendações uns aos outros.

 
Mubi.com - Os fãs de cinema têm nessa rede social um local para discutir sobre lançamentos de curtas e longas metragens, contar quais filmes assistiu, fazer críticas, e o melhor: assistir filmes online no próprio site, pagando pequenas taxas. O Mubi também apóia vários festivais e a produção independente de países do mundo todo. Entretanto, a rede ainda não é tão popular no Brasil.


Receitáculo.com – Os apreciadores da boa culinária já têm uma rede própria para enviar receitas, fazer críticas, publicar vídeos e receber elogios nessa rede social 100% brasileira, que já conta com quase 5 mil membros.


byMK.com.br – Uma rede social brasileira sobre moda, onde os membros podem criar seus perfis, seus looks, montar um guarda-roupas virtual e encontrar pessoas com estilos de se vestir parecidos. A rede social, também 100% brasileira, já recebe mais de 500 mil visitantes por mês, e vem servindo de espaço para que grandes redes de lojas abram diálogo com seus consumidores.


Além dessas, LastFM.com.br para fãs de música; Maisde50.com.br, para provar que rede social não tem idade; VeiaSocial.com.br, uma rede social para doadores de sangue, e dezenas de outras.


Mesmo sendo direcionadas para públicos específicos, os membros dessas redes não precisam ficar escondidos nelas. Todas oferecem a possibilidade de integração com outras redes, como Twitter e Facebook. Dessa forma, quando um usuário do Skoob, por exemplo, marca um livro como ‘lido’, ele pode mandar essa atualização para seu Facebook, para que todos seus amigos saibam que ele leu aquele livro. Assim, uma atualização do usuário em uma rede vertical pode servir como ponto de partida para uma conversa entre ele e seus amigos que não necessariamente pertencem àquela rede. Com isso, notam-se dois movimentos contrários nas redes sociais. Por um lado, as redes verticais, que tratam temas específicos, tendem a crescer; e por outro, as redes tradicionais como Facebook e Twitter, onde as conversas entre os membros têm temas variados, também. Uma estimulada pela outra. 


Por terem um público altamente segmentado, as redes sociais verticais são um ótimo local para empresas identificarem possíveis hábitos de consumo. Empresas que trabalham com algo que está sendo discutido em alguma rede social específica podem e devem participar delas, observar seus consumidores, abrir diálogo com eles e interagir como nunca antes foi possível. As audiências dessas redes são sempre bastante interessadas e entendidas do tema central delas, e por isso têm a tendência de gerar conversações relevantes. Mais do que isso, empresas podem até mesmo criar uma rede própria para seus consumidores. Para isso, é preciso enxergar uma necessidade do usuário, ouvir o que ele quer, e demonstrar confiança e o compromisso de ser verdadeiro. Os consumidores estão nas redes, querem se relacionar e tem disposição para o diálogo, mas para isso precisam de um ambiente que agregue conteúdo relevante.


Por fim, as redes sociais verticais são um ótimo ambiente para conhecer pessoas novas e começar novas amizades, partindo daquilo que as torna mais próximas: os gostos e interesses em comum. Além disso, atendem às necessidades básicas do internauta moderno: informação, entretenimento e relacionamento, o que garante sua relevância na web. 
 

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