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Publicado: Segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rede Bourbon, um sonho de gerações

Com uma área de 400 mil m², dos quais 11 mil m² estão reservados ao mercado corporativo, em 50 espaços capazes de receber até 10 mil pessoas, a rede hoteleira Bourbon apostou pesado na sua unidade em Atibaia (SP). Acertou em cheio. Com 80 eventos por mês, 75% dos seus hóspedes vindos do universo empresarial, o local tornou-se referência em eventos, congressos e reuniões de negócios.

"Temos recebido eventos de todos os segmentos, com destaque para a indústria farmacêutica e alimentícia, grandes bancos e financeiras", afirma Ricardo Aly, diretor de marketing da rede.

Fundado em 2002, o Bourbon Atibaia Spa Resorts nasceu com a ideia de combinar hóspedes de lazer e negócios. Não é tarefa fácil, pois os dois públicos costumam se comportar como água e azeite.

Conciliar crianças com executivos é um dos maiores desafios de qualquer resort que quer otimizar a ocupação.

O vice-presidente da rede, Alceu Vezozzo Filho, explica que cada detalhe do projeto foi pensado. Para ele, a proximidade de São Paulo facilita tanto o acesso das grandes empresas que querem trabalhar com o de pessoas que pretendem descansar. Visando a convivência pacífica, há um tipo de "acordo de cavalheiros" com a empresa contratante para que concentre as atividades em áreas diferenciadas, deixando locais sociais como as piscinas liberado para os hóspedes de lazer.

O projeto de Atibaia não é fato isolado no Bourbon. Faz parte de uma política de expansão de um projeto que começou há 48 anos, depois que uma geada destruiu a plantação de café da família.

Foi quando o paranaense Alceu Vezozzo tirou da gaveta o seu diploma de engenheiro e construiu um prédio de escritórios em Londrina, logo transformado em hotel. Nascia, então, o primogênito da Bourbon Hotéis & Resorts que atualmente tem 11 unidades – nove para fins corporativos e dois resorts. O grupo emprega 1,8 mil funcionários e em 2010 recebeu 750 mil hóspedes.

Agora o grupo quer atuar no mercado exterior, a começar pelo Paraguai, Bolívia, Argentina. Também flerta com o Chile, Colômbia e Venezuela.

Quanto ao mercado interno, a rede promete para breve o lançamento da marca Rio Hotel by Bourbon, portando a grife do arquiteto Jaime Lerner. Ela será composta por hotéis de três a quatro estrelas.

"A marca é inspirada no Brasil, algo meio bossa nova, porém com personalidade", adianta o filho Alceu Antimo Vezozzo Filho, responsável pela operação das unidades do grupo, vendas, marketing, recursos humanos e novos negócios. Trata-se de um herdeiro que aprendeu a sonhar e a realizar com tanto amor quanto o pai.

*Este texto foi publicado também na coluna Viagens de Negócio, de Fábio Steinberg, no dia 22 de setembro, no Diário do Comércio de São Paulo.

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