Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 29 de abril de 2013

Reconcilie-se ...

V DOMINGO DA PÁSCOA

Abril, 28, 2013.    Ano “C”

Evangelho (João, 13, 31-35)

...........................................................................................................

“”   Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus:

“Agora foi glorificado o filho do homem, e Deus foi glorificado nele, e se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outro . Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.   “”

.............................................................................................................

Amar a Deus sobre todas as coisas, eis o mandato primeiro.

Dessa aclamação, tudo o mais que diga respeito também ao relacionamento humano – o contato e o convívio das pessoas entre si – está nele contido.

Exatamente.

Jesus, no “amai-vos uns aos outros” e, na forma de fazê-lo,“como a si mesmos”, está a dizer também, que se assim não for, nem a Deus se estará a amar verdadeiramente.

Isto porque, para certificar-se alguém da maneira como amar a Deus de coração e alma, há de igualmente propugnar pela qualidade do afeto que dedique aos que lhe estão em volta.

Necessário por isso que,  pela reflexão, se examine a fundo se rancores e malquerenças antigas não continuam a dificultar o amor autêntico a Deus Nosso Senhor. Estenda sua mão conciliadora, mesmo a custo de que a razão esteja com você. Tome a iniciativa, sem medo, sem rebuços.

Pode ser – e que não aconteça essa desventura – de que o seu abraço conciliatório lhe seja recusado. Mesmo assim, fique tranquilo, porque a sua parte você já terá feito.

Vá decidido na direção e no encalço de eventual ou eventuais desafetos.

Reconcilie-se.

Nisso, encontrará Jesus, na plenitude e por completo.

                                                                                     João Paulo

Comentários