Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Recompensa

O que um criador de pássaros mais gosta? Qual a maior recompensa para quem cria pássaros?
 
Vou elencar abaixo algumas das coisas que mais gosto na minha criação de pássaros:
1) Viver o processo reprodutivo - é muito bom poder ver as fêmeas aprontando, os machos cortejando, a gala, a confecção do ninho, o primeiro ovo, os filhotes nascendo, pedindo comida, saindo do ninho. Enfim, cada passo até os filhotes comerem sozinhos. É muito gratificante, pois envlve um investimento gigantesco de tempo e dinheiro, mas no final vem a recompensa.
 
2) Acompanhar o desenvolvimento dos filhotes - após a separação da mãe, cada fase é uma alegria. O primeiro gorjeio, as primeiras notas de canto, o primeiro passeio, a primeira disputa. É também muito gostoso, principalmente quando nascem filhotes de boa qualidade.
 
3) Perceber que o pássaro aprendeu o canto desejado - para criadores de canto deve ser uma alegria ímpar. Notar um filhote que ao soltar as primeiras notas mostra o canto perfeito, como se ensinou. Esta alegria deve se repetir a cada muda que o pássaro volta a cantar sem nenhum defeito adquirido.
 
4) Primeira cantada na roda - quem cria pássaros para torneios de fibra, é uma alegria enorme ver seu pássaro cantando no primeiro torneio.
5) Conseguir reproduzir uma espécie de reprodução difícil como rouxinol do rio negro, por exemplo.
 
6) Conseguir recuperar uma ave doente e debilitada.
 
7) Fazer exames de rotina no criatório e não detectar nenhum agente patológico. Isso é muito bom. Sinal de que está tudo no rumo correto.
 
8) Receber ou visitar amigos para que os alados disputem e a conversa role solta.
 
9) Ver a família integrada pelo hobby.
 
10) Disponibilizar bons pássaros para outros criadores. É um prazer enorme disponibilizar algum pássaro para outro criador e receber o retorno que o pássaro está agradando. Isso é uma alegria!
 
E você, acha que os 10 itens acima são realmente boas recompensas para o criador? Esqueci de algum? Participe!
 
No quinto dia Deus criou as aves ds céus, nós do criatório Quinto Dia preservamos esta criação.
Comentários