Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 26 de março de 2010

Quer emagrecer? Vá direto ao ponto!

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa, mais conhecida pela aplicação de agulhas em centenas de pontos específicos existentes no corpo humano, e tem com finalidade principal a liberação de substancias neurotransmissoras que estimulam sensações de saciedade, prazer, calma e alivio de dores, visando promover o equilíbrio geral do organismo e preservação da saúde.

A técnica da acupuntura age em três níveis:

Energético
: quando existem sintomas, porem não há achados laboratoriais e nem de imagem, que indicam o problema de mau funcionamento do organismo.

Funcional: quando o paciente tem algum órgão que não esteja funcionando direito, mas ainda não apresentou lesões em sua estrutura, como a gastrite, hipertiroidismo, entre outros.

Degenerativo
: onde já existe um comprometimento da estrutura anatômica e fisiológica do organismo.

Todo processo de emagrecimento precisa começar com o pensamento, que envia comandos ao subconsciente. As reflexões positivas, portanto são os primeiros passos para se atingir o objetivo, método batizado de “técnica de mobilização do QI mental” (que quer dizer energia), abordando o lado psicológico das doenças fazendo as pessoas adoecerem, já que mente e corpo para a medicina chinesa são uma coisa só.

É fundamental pesquisar as causas orgânicas da obesidade. Quando a fome não é mais fome, mas sim um mecanismo de compensação como ansiedade, medo, preocupação, raiva ou tristeza, cada pessoa pode ter um aspecto emocional que provoque desarmonia energética em seu copo.

Na visão da acupuntura o desequilíbrio na circulação de energia faz os órgãos adoecerem então a pessoa engorda.

Para finalizar gostaria de dar três conselhos importantes para quem quer emagrecer.

1° Procure resolver todas as questões que afligem você psicologicamente, pois normalmente geram uma compensação alimentar.
2° Incorpore hábito saudáveis como alimentação equilibrada e pratica constante de atividades físicas.
3° Mantenha a mente saudável, não reprimindo as emoções.
 

Comentários