Colunistas

Publicado: Domingo, 13 de janeiro de 2013

QI! QE?! QS? Inteligência Humana - Parte III

QI! QE?! QS? Inteligência Humana - Parte III
Quem é você? Você vive o que acredita?

Antes de qualquer coisa, um 2013 de muito sucesso, performance excelente e plenitude de vida a todos nós! Depois desse breve recesso de final de ano, retomemos nossa coluna para finalizar, conforme planejado, o último artigo da nossa série sobre inteligência humana. Após tratar do mito do Q.I. e da chave para o sucesso que é a Q.E. (inteligência emocional), fecharemos hoje com a inteligência espiritual (Q.S.). E não estamos falando aqui de religião nenhuma! Estamos falando de uma inteligência que pode se manifestar, inclusive de forma mais intensa em ateus do que em cristãos, por exemplo! Polêmico, não?

Nossa colega e pesquisadora Eliana Gavioli, que dioturnamente tem apoiado essa coluna e outros trabalhos sobre o ser humano e o seu desenvolvimento dentro e fora do Mural do Coach (muraldocoach.com), traz a seguinte definição para inteligência espiritual: capacidade de aproximar suas ações aos princípios que reconhece e aos valores que institui, criando total aderência daquilo que faz com o que crê e apregoa, em busca do cumprimento da missão e o alcance da visão. Em outras palavras, ser inteligente espiritualmente significa canalizar capacidades e empenho para perseguir sua missão em consonância com os seus valores.

Observando essa definição e exemplificando aqui com cristãos e ateus, temos que se um cristão prega a fé, o amor, o testemunho, a oração e o caráter de Jesus para as pessoas, porém suas ações, pensamentos e vida não traduzem e validam esses valores e princípios, sua inteligência espiritual é baixa! Um ateu que vive uma vida congruente com aquilo que crê, se comparado com esse cristão supracitado, certamente apresenta uma Q.S. maior.

Usando um conhecimento bíblico, em Salmos 37:6 está escrito: “E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.” Ao meio-dia, se você parar na rua exposto ao sol, além do calor intenso do verão, você notará a ausência de sombra, certo? Nessa hora do dia se dá a menor distância entre o indivíduo e a fonte de luz que é, no caso, o sol. O que isso significa? Dentro do conhecimento cristão, quando estamos o mais perto possível de Deus (ao meio-dia a sombra é inexistente!), que é a fonte de luz, estamos vivendo de maneira plena àquilo que acreditamos e pregamos! O conhecimento bíblico, nesse sentido, nos traz umverdadeiro MBA sobre Q.S.! Seríamos, portanto, plenamente inteligentes espiritualmente se estivéssemos na menor distância possível do Criador!

Diante disso, o objetivo de um cristão deveria ser diminuir a sua sombra, representada aqui pelas suas atitudes que estão em desacordo com os princípios cristãos, perseguindo a menor distância para a fonte de luz e o desenvolvimento (em consequência) de sua inteligência espiritual. Simplesmente fantástico!

Voltando à discussão conceitual, entender qual a sua real missão de vida é um pré-requisito importante para se desenvolver Q.S. E você já pensou qual a sua real missão de vida? Por que e para quê você existe? Uma vez que isto esteja claro e compreendido, é preciso partir para o desenvolvimento da inteligência espiritual propriamente dita a partir de algo que é extremamente importante: é preciso assumir responsabilidade sobre a sua missão e a sua vida como um todo e ter atitude firme, honesta e transparente em toda e qualquer situação, em qualquer lugar e em todo o tempo.

Caminhando para fecharmos esta breve explanação, gostaria de deixar alguns dos indicadores apresentados por Mônica Buonfiglio no artigo intitulado Descubra se você tem inteligência espiritual e como usá-la a seu favor:

- Capacidade de enfrentar o sofrimento e ser flexível
- Celebração da diversidade
- Compaixão
- Espontaneidade
- Grau elevado de autopercepção
- Qualidade de ser inspirado por visão e valores
- Relutância em causar danos desnecessários
- Respeito a outros pontos de vista (ter humildade) 
- Revisão constante de seus valores
- Faz perguntas do tipo “por que” e procurar respostas fundamentais
- Visão das conexões entre coisas diversas (ser holístico) 
- Viver o presente.

E aí? Quão inteligente espiritualmente você é? Já descobriu sua missão de vida? Você acredita ser possível vivê-la intensamente? O que mudaria em sua vida a partir de agora se você o fizesse? Para concluir, gostaria de dizer que se você não tem claro e manifesto o seu propósito, assuma os papéis que a jornada da vida te coloca e faça o seu melhor! Persiga a excelência em todos os papéis que você assume e seja congruente com você mesmo!

Comentários