Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 25 de julho de 2008

Protetores bucais para esportes de contato

Agora os praticantes de esportes de contato (basquete, futebol, handebol), esportes com muita carga muscular (levantamento de peso, artes marciais) e praticantes de atividades para condicionamento físico já podem ficar tranqüilos em relação à transferência de carga, durante a atividade física, para a ATM (articulação temporo-mandibular – articulação que liga a mandíbula à base do crânio) e à prevenção dos danos que o esforço físico pode causar na ATM e músculos que compõem o sistema de sua articulação.
 
O protetor bucal da POWRGARD (Shock Transfer Core ou CCT) é o recurso mais recente que os desportistas desejavam. Uma verdadeira proteção para os dentes, mandíbula ATM e cérebro. Nenhum outro protetor tem tantos recursos e tecnologia.
 
O Shock Transfer Core (ou CCT) permite que a mandíbula fique em uma posição para que toda a carga que é transferida para a região seja mais bem assimilada pelo indivíduo, pois todas as estruturas envolvidas (músculos, ligamentos, ossos) terão um posicionamento tridimensional mais fisiológico. Além disso, pela intensa capacidade de absorção de impacto do CCT, tanto a ATM como os dentes e sua base óssea, ficam protegidos dos impactos externos (golpes ou pancadas).
 
Protetores bucais têm sido feitos ao longo de décadas da mesma forma. Uma única camada de material termoplástico era moldada para cobrir os dentes anteriores. Mais tarde, na tentativa de aumentar a capacidade de proteção dos mesmos, aumentou-se sua espessura e sua dureza, envolvendo um material interno mais “duro” que ficava envolvido por completo por camadas de material mais “leve”, mas havia a necessidade de muitas etapas clínicas e laboratoriais, dificultando o processo. Mas com o aparecimento do protetor bucal produzido pela POWRGARD, que é uma companhia australiana com tecnologia de ponta em produtos odontológicos e que exporta para 65 países estes inovadores protetores bucais, estes processos foram customizados e com apenas duas visitas ao dentista o esportista tem um protetor bucal do mais alto padrão.
 
Como o problema não está só no impacto e fraturas dentais, mas também na carga que é repassada para a ATM, e que pode acarretar problemas crônicos de disfunção e dor orofacial é de utilidade pública a conscientização sobre este protetor.
 
E agora em Itu e região trago esta novidade para os esportistas, e comprovo que este sistema é uma nova geração de protetores bucais e por isso não deve ser comparado com os antigos quando se trata da confecção (rápida e precisa) e da sensação de extrema proteção ao usá-lo. Geralmente, devido ao ajuste mais apertado, o usuário será mais consciente da proteção, e se adaptará rapidamente com a confiança no encaixe. Além disso, há menos necessidade de removê-lo para falar.
Comentários