Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Promova é a nova aposta para agitar o Orkut

Promova é a nova aposta para agitar o Orkut
Promova seu conteúdo para todos seus amigos

O Orkut é a rede social mais utilizada no Brasil. Até aí tudo bem. Acontece que por ser a mais utilizada, é também a que mais sofre por ataques de spammers, ou seja, pessoas que enviam spams. Sendo assim ela é alvo de muitas reclamações por parte dos usuários.

A grande vantagem do Orkut no meu ponto de vista é que com ele conseguimos encontrar amigos, colegas, parentes, entre outros conhecidos através dessa rede de forma simples e rápida. Um de seus maiores problemas, além dos spammers, é que a vida social fica muito exposta, isso se o usuário não souber utilizar as devidas restrições para acesso ao seu conteúdo pelos internautas membros da rede.

Mesmo o Orkut sendo o mais acessado no Brasil, a impressão que dá é que sua imagem está se desgastando a cada dia que passa. Com o surgimento do Twitter essa impressão ficou ainda mais em evidência, pois a migração de usuários do Orkut para o Twitter está cada dia maior.

Percebendo tudo isso, o Google, que é filiado ao Orkut, está preparando uma nova ferramenta gratuita que vai agitar a rede social. Sua intenção é promover ainda mais a interação dos usuários através do recurso Promova (Promote). Ela ainda não está disponível, mas através deste artigo você conhecerá mais sobre a ferramenta e estará preparado para utilizá-la assim que estiver disponível.

O objetivo do Orkut Promova no perfil do usuário é promover seu conteúdo para todos seus amigos. Vou dar um exemplo: Se tem um computador usado que gostaria de vender, através dele é possível enviar uma promoção com título, comentário e escolher se deseja inserir texto, foto ou vídeo do YouTube nela. Ela será enviada para sua rede de amigos que por sua vez, poderão enviar para seus amigos e assim sucessivamente. Dessa forma muitas pessoas terão conhecimento do seu produto e a venda provavelmente será efetuada.

O Promova estará disponível no menu lateral de sua conta no Orkut, abaixo da opção “Eventos”. Quando a promoção for enviada, ela estará disponível para todos os seus amigos do Orkut no canto superior direito da página inicial e do seu perfil. Seu amigo vendo essa promoção poderá divulgar para sua rede clicando na opção “divulgar” e esses amigos poderão fazer o mesmo. Agora se alguém que receber a promoção não achá-la legal, poderá excluí-la clicando em “lixeira”. Imagine quantas pessoas poderão visualizar sua promoção? Você se surpreenderá, com certeza!

Para acompanhar o desempenho de suas promoções, será só clicar em “Minhas promoções” que ficará dentro da página “Promova”. Lá terá a área “Usuários únicos” que mostrará quantas visualizações e cliques a sua promoção teve, além mostrar quantas pessoas a descartaram. Haverá também a opção “Alcance”, que exibirá até onde sua promoção foi divulgada. Para parar ou excluir a promoção também será fácil e poderá ser feito nessa mesma tela.

Essa ferramenta poderá ser usada para a divulgação de outras coisas também como: comunidade criada por você, procura de ajuda para realizar algum projeto inovador, divulgação de algum tipo de serviço, alguma vaga de emprego, endereço interessante que achou na internet, algum texto feito por você que está disponível em seu blog, enfim, as possibilidades são muitas, basta saber como lidar com ela que tudo será fácil.

A função do Promova é parecida com a do Twitter, pois suas ferramentas se assemelham muito, mas não deixa de ser mais uma opção importante para promover algo e ainda mais dentro do próprio Orkut de maneira inteligente e fácil.

Já ouvi diversos comentários contra a ferramenta, mas acho que antes de julgarmos qualquer novo recurso de forma negativa, precisamos utilizá-lo e comprová-lo na prática o seu verdadeiro poder de alcance. Ainda não foi divulgada a data de sua estreia, mas tudo indica que será logo, pois notícias a respeito não param de surgir pela rede. Vamos torcer para que esse recurso seja tão poderoso como estão divulgando.

> Dica de vídeo

O Google lançou um vídeo explicativo sobre o Promova. Não deixe de assistir e conhecer mais detalhes sobre como será essa nova ferramenta.

Comentários