Colunistas

Publicado: Terça-feira, 15 de março de 2011

Promessa de Quaresma

Crédito: Internet Promessa de Quaresma
Vivenciar a Quaresma é só pra quem acredita.

Os cristãos do mundo inteiro vivem atualmente o período da Quaresma. Trata-se de um tempo em preparação à Páscoa, que marca a ressurreição de Jesus Cristo e a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, da libertação dos grilhões do pecado.

A Quaresma é um tempo de reflexão e sacrifícios. Antes do triunfo da ressurreição, o Nazareno teve de enfrentar situações de extrema angústia, violências físicas e humilhações. É para meditar nas dores de Jesus e no sacrifício que fez pela humanidade, que somos convidados a experimentar este período.

Na prática, significa hoje dar um tempo nas baladas. Deixar aquela churrascada para outro dia. Fazer um esforço maior para freqüentar as missas e até mesmo buscar uma confissão, refletindo talvez sobre hábitos e atitudes que possam estar prejudicando nossa vida particular e o relacionamento com os outros.

Muita gente buscar fazer sacrifícios quaresmais, abstendo-se de algo que goste muito. O cidadão que adora uma cervejinha depois da janta, cancela este pequeno prazer durante a Quaresma, em reconhecimento ao sacrifício de Cristo. A mocinha que adora roupas novas, deixa de comprá-las também.

O dinheiro não gasto em compras e cervejinhas é então repassado a entidades beneficentes. Sem dúvida um gesto de caridade que agrada imensamente o coração de Deus. Algo oriundo de uma intenção sem dúvida nobre e que nos aquece por dentro.

Cada um sabe o seu limite. Deus não quer ninguém prejudicando a própria saúde ou a vida familiar por conta de uma promessa quaresmal. Trata-se apenas de rezar mais, pensar mais, agir mais em favor dos necessitados, cuidar mais da alma que do corpo ou do bolso.

Isso tudo, claro, para quem acredita. Os que não praticam a mesma fé têm o direito de não concordar e não levar em conta o período da Quaresma. Assim como têm o dever de respeitar aqueles que assim o fazem.

Comentários