Colunistas

Publicado: Terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Professora não é fada madrinha, nem assist. social

HADDAD, QUER IMPORTAR PROJETO LOROTA PREMIADO EM TABOÃO DA SERRA PARA SÃO PAULO.

Já vou cantar a bola, que é para desencargo de consciência. Se bobearmos, o Governador de São Paulo pode querer copiar a mediocridade premiada. O Projeto Professora Visitadora é a coisa mais absurda que já aconteceu na história da Educação em Taboão da Serra, não que seja a única, mas essa foi premiada por uma organização da ONU.

O Triunfo da Nulidade.

A professora recebe um salário a mais para visitar a família dos alunos, seria para estreitar os laços entre professora e mãe de aluno, ao mesmo tempo que iria ver os problemas que o aluno poderia estar enfrentando que iria prejudicar o seu desempenho na sala de aula.

Tenho muito a criticar desse Projeto Lorota e da atuação do Prof. Cesar Callegari, que era Secretário de Taboão da Serra e agora vai ser Secretário de Educação de São Paulo.

Professora não precisa necessariamente frequentar a casa de seus alunos para ser respeitada e bem quista. Basta dar um aula de boa qualidade, tratar bem os alunos, que suas familias reconhecerão, nem por isso deverão favores, que professora é uma profissional e ganha para trabalhar. Respeitar faz parte do contexto, parte fundamental, diga-se de passagem e que nem sempre acontece.Os pais respeitam, mas a recíproca nem sempre é verdadeira.

Toda família tem problemas. Drogadicção, desemprego, violência doméstica, desentendimentos e problemas de saúde, física, mental e emocional.

Professora vai na casa do aluno e descobre que ali tem os mesmos problemas que ela enfrente em sua casa. Essa professora vai fazer o quê ? Se professora tivesse a receita ela usaria com sua vida e sua família.

Precisamos de professora na sala de aula, não nas casas dos alunos.

Professora, está recebendo um salário a mais para ver que na casa do aluno tem uma criança com problemas neurológicos e psiquiátrico. No caso, Taboão da Serra envia para São Paulo, ficar na fila dos postos de saúde. Se no Taboão da Serra não temos atendimento desse teor para criança e adolescente, o que a professora vai fazer lá ?

Ser amiguinha da direção e dos professores é uma situação ruim para as escolas onde são essas mães que compõem o Conselho de Pais e Mestres, e assinam tudo que a direção mandar, pelo menos essas pobres desinformadas acham que ser “amiguinha” da diretora e ser usada por elas é o máximo. Quando tem pais que cobram e fazem sua parte no Conselho ele é logo colocado para fora. Só ficam as amiguinhas…

Professora não é Assistente Social, e quando esse Projeto Funcionou no Taboão da Serra as escolas não melhoraram na qualidade nem um ponto. Só no salário das professoras visitadoras.

Amigo é amigo, negócios a parte, já é um ditado popular.

Vistar pais de alunos para se tornar amiga deles e fazer jus a outro salário é ser amigo, sim mas da onça, uma vez que esse salário do projeto sai do bolso dos pais.

Mui amigo esse Callegari, e dizem que vai ser Secretário de Educação da Cidade de São Paulo.

Comentários