Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Professora da Rede Pública presa

Professora da Rede Pública presa

Professora da Rede Pública presa por ensinar aluno a não sujar a escola!

A imagem choca tanto quanto o título. Uma imagem de pessoa idosa desolada. Uma professora, categoria endeusada e tida como santa, logo provocou no Face uma onda de indignação e revolta. O que me fez dar uma rápida investigada foi o ódio destilado pelas pessoas contra o pai que denunciou a “heroína” junto com os comentários contra os alunos: demônios não domesticados que infestam a escola para atrapalhar as coitadas das santas das professoras que só querem ensinar.

Primeiro: a foto é falsa. Essa foto seria de uma assaltante de joia e não da professora que nem tem 90 anos. A professora está aposentada sim, mas como se aposentam com 25 anos de trabalho e podem ingressar na carreira com 18, uma professora pode se aposentar com 43 anos, e normalmente elas continuam dando aula com salário dobrado, e sem nos esquecermos que o salário é integral.

A professora nem foi em viatura. Foi intimada a explicar o motivo de mandar alunos lixar, pintar e fazer pequenas reformas dentro da escola na hora que deveriam estar tendo aula. Isso é sim exploração do trabalho infantil em primeira vista. Segundo que essa não é a função da escola. Aluno não está ali para trabalhar e sim para estudar.
Depois vem o fato de que trabalho voluntário se faz para a comunidade, para o povo. Trabalho voluntário para o Estado é exploração sim, é burrice também.

Temos um dos mais altos impostos do mundo. A Escola Estadual de Belo Horizonte, Escola Professor Caetano Azevedo, na região central da cidade tem verba sim para limpeza e conservação do prédio.

Aluno fazendo o serviço de limpeza, pintura e pequenos consertos, está também tirando o emprego do profissional dessa área. Então se você vir essa foto e ficar na primeira vista comovido, lembra que nem tudo que sai na internet e no Face pode ser verdade.

Se era intenção de valorizar o professor, não é com notícia falsa que se consegue algo verdadeiro. O falecido Professor Carlos Ramiro, presidente da Apeoesp sempre dizia que o professor é a profissão mais bem avaliada pelo povo, só perde para o Corpo de Bombeiros.

Não precisa forçar a barra, o povo gosta de Educador, sabe que Professor é a profissão mais importante que existe, o que não pode é endeusa-lo. Professor não é Deus, é um ser humano que pode errar e quando erra, erra grandão.

Comentários