Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Principais Doenças Crônicas

Principais Doenças Crônicas
Doença Cardiovascular    
A doença cardiovascular é o conjunto de doenças que afeta o coração e os vasos sanguíneos. A doença arterial coronariana e a doença cerebrovascular são exemplos de doenças cardiovasculares. Nos paises ocidentais desenvolvidos ou em desenvolvimento, as doenças cardiovasculares constituem a maior de todas as endemias, e o aumento da incidência do infarto agudo do miocárdio nesses paises, inclusive no Brasil, pode ate ser considerado um endemia progressiva. Segundo o Ministério da Saúde, em 2004, as DCVs foram a principal causa de morte no Brasil (31% do total), tendo sido responsáveis por mais que o dobro das mortes por câncer, segunda maior causa.
 
A influencia da dieta e do estilo de vida sobre esta que é uma das principais causas de morte no mundo tem sido considerada muito importante. A relação entre o consumo de ácidos graxos e a doença cardiovascular tem sido extensivamente estudada, com forte e consistente associação.
 
Obesidade 
A obesidade tem como fator determinante a ingestão de calorias em quantidade maior do que o organismo consegue metabolizar e utilizar, levando ao acúmulo de gordura no organismo. Essas calorias adicionais podem ter origem no excesso de ingestão de alguns nutrientes, principalmente carboidratos e gorduras.
 
Hipertensão Arterial 
A hipertensão arterial (HÁ) é um dos maiores fatores de risco para doença coronariana, para as duas formas de acidente vascular cerebral (AVC) – isquêmico e hemorrágico – para a insuficiência cardíaca, para a doença vascular periférica e para a insuficiência renal. Freqüentemente, a HÁ esta associada com a obesidade, especialmente a obesidade abdominal. Entre os fatores de risco associados a hipertensão, a exposição dietética mais investigada é a ingestão diária de sódio, em modelos animais, em estudos epidemiológicos, estudos controlados e estudos populacionais.
 
Diabetes 
Diabetes pode causar lesões em componentes importantes do organismo, como artérias coronárias, carótidas, rins, retina, etc, o que pode levar à ocorrência de angina ou de infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência renal crônica e cegueira. Nos pacientes diabéticos, a maior causa de morte é a doença coronariana, pois o diabetes leva ao aparecimento ou ao agravamento de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, como aumento dos níveis séricos de colesterol, agravamento da hipertensão preexistente ou amento de pressão arterial secundaria, levando à insuficiência renal. Os mecanismos envolvidos no desenvolvimento do diabetes são complexos, porem um dos maiores fatores de risco para o aparecimento do diabetes tipo II é a obesidade. Alem disso, estudos observacionais indicam que a alta ingestão de gordura saturada tem sido associada com alto risco de resistência insulínica, alta concentração glicose de jejum e de insulina.
Comentários