Colunistas

Publicado: Terça-feira, 1 de julho de 2003

Primeiro, Segundo e Terceiro Setor

O primeiro setor é formado pelo governo, responsável pelas questões sociais; o segundo setor é formado pelas empresas com fins lucrativos, responsável pelas questões individuais. Com as lacunas do primeiro setor, o setor privado (segundo) começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é um segmento social formado principalmente por organizações civis sem fins lucrativos (ONGs) e não governamentais, fundações, institutos e centros, os quais possuem o objetivo de trabalhar filantropicamente para o bem comum e melhorar a qualidade global de vida da sociedade.
   
   As pessoas que investem no terceiro setor são as mais variadas, dos mais diferentes ramos de atividades, algumas se tornam profissionais e outras são os famosos e importantíssimos voluntários.
   
   Características principais:
   Caráter privado; sem fins lucrativos; com objetivos sociais (entendendo-se social o mais amplo possível) que congrega pessoas idealistas.
   
   Quanto aos lucros:
   Devem ser reinvestidos em novos projetos, ou mesmo distribuídos em parte para os fins sociais a que se destina, mostrando que forma um segmento importante da sociedade.
   
   Lei que qualifica as Organizações da Sociedade Civil (OSC): Lei nº 9.790, de 23 de Março de 1999.
   
   Na nossa próxima coluna vamos conhecer os principais personagens do terceiro setor.
Comentários