Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 16 de maio de 2007

Primeira Universidade de Yôga do Brasil

O que é a Universidade de Yôga?
A Universidade de Yôga é um convênio firmado entre a União Nacional de Yôga, as Federações Estaduais de Yôga e as Universidades Federais, Estaduais, Católicas e outras com o objetivo de realizar cursos de extensão universitária para a formação de novos instrutores, reciclagem dos antigos e documentação dos profissionais que atuam na área. Na verdade, esse convênio só dá continuidade ao programa de formação de instrutores de Yôga que se realiza naquelas Universidades desde a década de setenta até hoje, sob a tutela do Mestre DeRose.
 
Qual é a proposta da Universidade de Yôga?
A razão social Primeira Universidade de Yôga do Brasil, entidade registrada nos termos dos arts. 18 e 19 do Código Civil Brasileiro sob o no. 37959 no 6o. Ofício é o nome do convênio entre a União Nacional de Yôga, as Federações de Yôga dos Estados, e as Universidades Federais, Estaduais ou Católicas que o firmarem, visando à formação de instrutores de Yôga em cursos de extensão universitária. Esse convênio apenas formaliza e dá continuidade ao programa de profissionalização que vem se realizando sob a nossa tutela, naquelas Universidades desde a década de 70 em praticamente todo o país e, nos últimos 10 anos, também na Argentina e em Portugal.
 
Inicialmente esta entidade não pretende ser um estabelecimento de ensino superior e sim ater-se ao conceito arcaico do termo universitas: totalidade, conjunto. Na Idade Média, universitas veio a ser usada para designar "corporação". Em Bolonha o termo foi aplicado à corporação de estudantes. Em Paris, ao contrário, foi aplicado ao conjunto de professores e alunos (universitas magistrorum et scholarium). Em Portugal, universidade acha-se documentado no sentido de "totalidade, conjunto (de pessoas)", nas Ordenações Afonsinas (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa).
 
Tampouco somos os primeiros a idealizar este tipo de instituição. A Universidade Livre de Música Tom Jobim (mantida pelo Estado de São Paulo), a Universidade SEBRAE de Negócios (de Porto Alegre), a Universidade Corporativa Visa (de São Paulo), a Universidade Holística (de Brasília), a Universidade Livre do Meio Ambiente (de Curitiba), a Universidade de Franchising (de São Paulo), são alguns dos muitos exemplos que podemos citar como precedentes.
Comentários