Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Primeira Semana Literária de Itu

ACADIL – Uma revista de textos escolhidos. 

Consagra-se o lançamento da Revista da ACADIL como uma das tradições mais caras no âmbito cultural da cidade de Itu.

De publicação anual, nasceu em 1999 e, de lá para cá – edita-se agora sua edição de número doze, sempre a proporcionar ao público amante das boas letras uma série de trabalhos da lavra específica e exclusiva de acadêmicos.

Seu conteúdo apresenta textos como sonetos, crônicas, palestras e mais trabalhos. São publicados anualmente também os chamados elogios aos patronos, discurso proferido pelos novos membros no dia de sua posse. Na mesma oportunidade, o novel acadêmico ou a novel acadêmica, é saudada por algum membro da Casa, peça que recebe a designação de oração recipiendária, assunto igualmente contemplado nas revistas.

As páginas finais retratam a composição atual dos componentes da Academia e das respectivas Cadeiras. No mesmo fecho se contém ainda em resumo e ordem cronológica o relato de todas as efemérides vividas no ano anterior.

A Academia Ituana de Letras, neste ano, por meio de atencioso apoio por parte da administração do Shopping Plaza de Itu, promove a 1ª. SELIT – Primeira Semana Literária de Itu, que no fundo vai um pouco além, eis que se inicia neste dia 19 de novembro e segue com a data final somente no dia 28. Serão eventos noturnos, realizados a partir das 19h30 horas, na área fronteiriça à Livraria Nobel.

Na programação, atuam confrades e confreiras e, ainda, pessoas especialmente convidadas, escolas e entidades. A animação musical, por exemplo, estará a cargo dos alunos da ASSATEMEC, com atuação no primeiro e no último final de semana dos eventos, mais precisamente nas noites de 19 a 21 e de 26 a 28 de novembro.

Entre vários outros prestígios, a começar do próprio Shopping, anote-se também o da Livraria Nobel, que dedicará uma ala de suas vitrines à demonstração de livros de autoria dos próprios acadêmicos e também das mais diversas obras e de todas as épocas e autores, de temas relacionadas com exclusividade à cidade de Itu.

A ACADIL se reúne ordinariamente no segundo sábado do mês e ao longo do ano proporciona outros encontros, com destaque para as Sessões Solenes. Cumpre destacar, por exemplo, aquela de comemoração festiva dos Quarto Centenário da cidade de Itu, em manhã memorável do dia 20 de fevereiro, com publico que lotou as dependências do Auditório do SINCOMÉRCIO. Foram momentos de elevação a quantos cultivem a cidadania naquilo que de mais expressivo ela possa apresentar.

A Academia Ituana de Letras foi fundada a 27 de julho de 1992 e tem sua sede à Praça Dm Pedro I, nº 14. A instituição tem por fim a pesquisa, o estudo e a divulgação das letras, em seus mais variados aspectos, com ênfase especial às produções referentes ao município de Itu e região. Em seus 18 anos de existência, seus membros publicaram mais de quatro dezenas de livros.

Por iniciativa da ACADIL, instituiu-se a Medalha da Solidariedade, homenagem ao seu saudoso confrade, Dr. Ermelindo Maffei. No dia de seu nascimento, 26 de novembro, agora já pela segunda vez, outorga-se tal honraria à pessoa ou entidade que a mereçam. Neste ano se contempla a COMAREI, Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu, mediante ato público justamente no dia 26 próximo, à noite, como parte da 1ª. SELIT, já mencionada.

Comentários