Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 13 de julho de 2011

Presidenta Dilma: creche não é depósito de criança

Presidenta Dilma: creche não é depósito de criança. Escola pública é penitenciária?

A declaração da presidenta Dilma que creche não é depósito de criança, vem justamente quando São Paulo quer fechar as creches nas férias escolares.

Certo que creche tem o dever de sociabilizar e estimular o aprendizado e a prontidão da criança. Desconsiderar que creche tem seu cunho social, que nada tem a ver com esmola ou caridade é um disparate.

As mães deixam seus filhos na escola para poderem trabalhar.

Cesar Callegari, para agradar a corporação dos professores, alega que criança tem que ter convívio com a família, mas para ter família as mães têm que trabalhar para pagar o aluguel da casa, muitas vezes sem ajuda do marido e de ninguém.

Creche não pode fechar em férias determinadas, uma vez que muitas mães não têm férias. São as trabalhadoras do mercado informal, as faxineiras e outras …

Se creche não é depósito de criança, como as autoridades admitem, e escolas públicas que são verdadeiras penitenciárias? Lugar onde aluno é amansado. Os rebeldes e os líderes, aqueles que cobram aula de boa qualidade são expulsos?

Metade dos alunos de ensino médio estão fora da escola segundo o IBGE, expulsos pela intolerância, pela violência e pelo desrespeito.

A metade boazinha que consegue terminar o ensino médio não aprende nem o mínimo; só aprendem a serem conformados.

Em São Paulo, o governador Alckimin orienta as escolas a chamar a polícia diante de qualquer problema. Problema pode ser até o professor não ir com a cara do aluno e ser um professor da banda podre, que manda e desmanda na escola; aliás, mais desmandam.

Escola paulista que de 0 a 10 tirou 3 na avaliação tem a Ronda Escolar, que é a Polícia Militar. Polícia Militar, que nada mais é do que a segurança dos professores. Segurança contra aluno, caso este olhe torto para o professor de maus bofes.

Escolas sombrias, sem alegria e sem cor. Muros altos e escuros. Grades para tudo que é lado. Fria e sinistra.

Os educadores sem espaço na escola pública falida imoral, nojenta, torpe, corrupta. Educador não sobrevive na escola penitenciária. Ou desiste ou entra na vala comum dos tranqueiras.

Tudo tido como esmola.

Se creche não é para fazer assistência social, é para educar. Não faz direito nem uma coisa e nem outra.

Então fica a pergunta:

Se creche não é depósito de criança, escola pública é penitenciária???

Comentários