Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Presidenciáveis na Internet

Crédito: Internet Presidenciáveis na Internet
Presidenciáveis debateram pela Internet

Assisti parte do primeiro debate entre presidenciáveis realizado pela Internet no Brasil. Mérito total do grupo Folha / UOL, que deu um show de transmissão. As regras do evento e a condução feita pelo jornalista Fernando Rodrigues garantiram que qualquer tipo de baixaria não viesse a ocorrer.

Os candidatos fizeram perguntas entre si, mas a novidade foram as perguntas feitas via webcam por internautas de todo o país. Os candidatos responderam algumas diretamente, algumas indiretamente. Usaram outras para criticar os adversários. E também deixaram de responder outras, mudando completamente de assunto.

Quanto ao desempenho de cada um, Dilma vem dando conta do recado. Seu padrinho Presidente deve ter caprichado nas aulas. Ela não se esquiva das perguntas e mesmo gaguejando em algumas, responde.

Serra chove no molhado, não traz novidade alguma em seu discurso. Teria que criar algo novo para chamar a atenção do eleitorado.

Marina Silva tem o discurso mais conciliador e politicamente correto entre os três. Pena que é sua primeira tentativa para a Presidência da República.

É pena também que pequena parte do eleitorado brasileiro tenha acesso à Internet. Televisão e rádio ainda dominam a campanha eleitoral. É na mídia tradicional que a vitória nas urnas pode mudar algum cenário, mas foi ótimo verificar como as novas ferramentas midiáticas podem contribuir no processo eleitoral.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários