Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Preservação de Documentos Históricos de Itu

Preservação de Documentos Históricos de Itu

O Museu Republicano ‘Convenção de Itu’, junto ao seu Centro de Estudos e Arquivo em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura, Planejamento e Serviços Urbanos de Itu desenvolvem um projeto de preservação do Patrimônio Público do município. O primeiro acervo está relacionado aos primeiros Livros de Enterramentos do Cemitério Público da Cidade que compreendem todos os sepultamentos realizados de adultos e crianças entre os anos de 1884 a 1946. O segundo envolve a salvaguarda dos Mapas Históricos contendo projetos de urbanização da cidade.

Todos os livros de Enterramentos passaram por um trabalho de higienização, acondicionamento em caixas especialmente elaboradas para a sua preservação, além da realização da digitalização, etapas importantes para que todo o acervo seja preservado e a informação possa ser disponibilizada integralmente a população e também utilizada como fonte primária aos Âncorapesquisadores.

Estes registros constituem manancial de pesquisa de grande importância para se conhecer a dinâmica da constituição da população local, pois além de oferecer dados sobre as pessoas falecidas, como nome e filiação, informa a sua nacionalidade e causa mortis.

A digitalização do registro de enterramento de adultos entre os anos de 1884 e 1946 (livros no. 1, 2 e 3), já foi realizada pelo Arquivo do Museu Republicano e já está disponibilizada para consulta no Arquivo do Museu e também na Secretaria do Cemitério Publico Local.

Comentários