Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Práticas para o dia a dia - Alimentação

Esta é uma série de sugestões práticas para você alavancar seu desenvolvimento pessoal e conquistar alta performance em todas as áreas da sua vida. Esteja atento aos detalhes e não subestime as pequenas ações. Se você está chegando agora, leia os textos anteriores: Acordar, A Primeira Meditação, Identificação com o Mestre e Limpeza orgânica. O próximo passo é:

Alimentação

Pela manhã é a hora ideal para ingerir complementos alimentares como ginseng, pfáffia, levedo, etc. Guaraná em pó não é para ser tomado com frequência, só quando for necessário.

O sistema alimentar do Método DeRose recomenda eliminar carnes de qualquer tipo, o álcool até socialmente, o fumo de qualquer substância e as drogas, a menos que sejam usadas como medicamento prescrito por um médico. Este sistema aconselha reduzir o açúcar, o sal, as frituras, o café, os refinados, as conservas, os refrigerantes e os excessos. Água, só mineral, até para chá e para fazer comida. Mas é necessário fazer rodízio de marcas e procedências, como já foi abordado no texto anterior. Fora com as panelas de alumínio e evite teflon.

É conveniente adotar os integrais, mais fibras, mais legumes, cereais, hortaliças, raízes, frutas, mel, maior proporção de alimentos crus (desde que bem lavados e esterilizados em saladeiras revestidas com prata coloidal ou, na sua falta, em salmoura e sumo de limão). Frugalidade e muita mastigação são sempre enfatizadas.

Contudo, evite rotular-se de vegetariano. Isso não esclarece as pessoas e só causa polêmicas desnecessárias. Se quiser, diga, singelamente, que não gosta de carnes.

De manhã coma como um rei, durante o dia como um príncipe e à noite como um mendigo. Que tal jantar só frutas? Ajuda a dormir melhor, dormir menos, evita roncos e reduz o mau hálito matinal.

Há ainda o jejum. O melhor é o curto e freqüente: 36 horas, uma vez por semana, tomando muita água mineral. Um dia antes, alimentação comedida, laxante natural (como uma infusão laxativa, ou caroços de mamão, ou água de ameixa deixada de molho durante a noite e bebida pela manhã), e um clister. Para terminar, frutas doces como mamão ou manga, antes de ingerir alimentos mais pesados.

(adaptação de texto do Prof. DeRose)

Comentários