Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 14 de março de 2014

Praticar o Bem para vencer o Mal

Cristo passou na terra fazendo o bem. E nós?

O próprio Deus olhando sua obra “... viu que tudo era bom”. Então o homem é bom.

Entretanto, concebido como filho e não como escravo, o homem é criatura livre: resolveu desprezar o projeto de Deus onde estão garantidas vida plena, santidade e felicidade; iludiu-se com as propostas do “inimigo”, deixou-se invadir pelo orgulho, pela vontade de ser o único dono de sua vida, de se igualar ao Criador e se livrar de suas influências. Por sua culpa o mal entrou no mundo.

Apesar de sua ingratidão, não foi abandonado pelo Pai, que continua disposto a nos ajudar...

É essa a luta de Cristo e da sua Igreja: recolocar-nos no caminho da Salvação, alinhar nossa vida segundo a Vontade do Pai. É preciso reler com atenção a parábola do Filho pródigo... e colocá-la em prática! Precisamos de conversão!

Precisamos oferecer resistência à degradação do ser humano, contaminado pelo egoísmo, pelo materialismo e hedonismo. Precisamos recolocar o amor, a bondade no nosso coração e na nossa alma, corrompidos pelo pecado, pela maldade. Só o bem pode combater o mal, só o amor pode vencer o ódio, a inveja, a disputa, a discórdia.

É o bem ou o mal; o amor ou o desamor; a vida plena ou a cultura da morte; a Luz ou as trevas; a Verdade ou a mentira; a liberdade ou a escravidão; a Paz ou a discórdia, a violência ou a guerra; a Justiça ou a exploração...

A liberdade tem um preço alto: seguir a voz de Deus ou a voz do mundo. Se Deus não desiste de nenhum de nós, igualmente o Mal que tentou o próprio Cristo e perdeu, mas não desapareceu, não desistiu de fazer suas vítimas. Apoiado em mentiras revestidas de verdade, continua semeando o mal nos corações humanos; como um exímio ilusionista, continua nos enganando com seus truques, com suas propostas de “uma vida mais fácil”. É esperto; apoia-se nas nossas fraquezas, na nossa ganância, nas nossas vaidades; aproveita-se dos nossos desvios das coisas de Deus.

E, se o mal e o bem convivem e são igualmente poderosos, vai vencer aquele que alimentarmos com nossa vida. É preciso aprender a viver é preciso saber escolher; Deus não vai fazer isso por nós. Infelizmente, vemos que o homem vem tolerando a maldade, aprendendo a conviver com ela... É preciso praticar a bondade, divulgá-la e estimulá-la; é preciso educar nossas crianças para a bondade. É triste observarmos que a maldade, a falta de caridade, de respeito já estão presentes nas crianças e nos adolescentes. Eles se tratam com desprezo, se agridem gratuitamente, se agrupam para hostilizar os demais, sobretudo aqueles que julgam mais fracos, ingênuos ou mesmo diferentes. Muitos deles, influenciados pelo ambiente de casa e até apoiados pelos pais, tornam-se grosseiros, sem formação adequada, e acabam-se impondo pela malandragem, pela força da turma, chegando, muitos deles até à delinquência.

É urgente lutar contra esta situação. Cristo oferece-nos Luz e recomenda vigilância, olhos abertos. Não podemos fazer pouco caso do inimigo... Ele está aí, não dorme, não descansa...

Mostremos a nossas crianças que o ser humano precisa de valores para ser gente. E que tem direitos e deveres; que o respeito pelo outro é fundamental.

Só o amor é capaz de salvar o homem e o mundo!

Comentários