Colunistas

Publicado: Domingo, 11 de janeiro de 2015

Praia e Sol

Praia e Sol

Sobrevieram as chuvas e, num tempero mágico que somente os céus sabem fazer, opera-se de entremeio uma canícula de rigor outrora muito raro. Um convite irresistível para que, ainda mais por se tratar de férias escolares, as praias generosas brasileiras sejam procuradas com avidez.

Os destinos dos balneários brasileiros se multiplicam, numa força de expressão, quase ao infinito. Vai por aí que, na extensão do litoral, o encantamento com a renovada paisagem litorânea encontra cores e vegetação, nos mais variados matizes.

Um destaque importante no cenário todo, além da temperatura das águas, é a do solo, o da areia em que se pisa. Nada mais atraente do que aquele verdadeiro talco que lhe acaricia os pés.

Será de dizer-se, pois, sem desapreço a nenhum metro de chão do privilegiado litoral pátrio, que, malgrado multipliquem-se os endereços, para os ituanos as praias mais próximas lhes sejam as de Santos e do Guarujá. Cada uma com suas características.

Se as ondas e o solo predominarem no gosto dos frequentadores, evidente e claro como o sol, que as do Guarujá se sobrepõem.

A da Guaiúba se marca pela placidez das águas, daí a permitir que crianças sejam acompanhadas mais de perto.

Pitoresca e única do Brasil a atender classificação internacional, a Praia do Tombo. Esta, também pequena, mas a permitir uma quase contradição de umu um ambiente quase fechado porém de sol aberto, incongruências que na verdade se harmonizam.

Aconchegante, logo em seguida, a Praia das Astúrias, nem calma nem agitada, como se estivesse a convidar a um relaxar sem hora de acabar.

Praia central, de ordinário completamente lotada no auge do verão, a Pitangueiras, a mais sofisticada. Uma pena que, ao tempo de sua povoação, os edifícios tenham se projetado em excesso na proximidade das águas, ganância impiedosamente cobrada pela natureza. Ficou curta demais. Há momentos em que ela praticamente se inunda toda a ponto de impedir se estirem os corpos nas esteiras. Sobra, nesse fenômeno provocado pelo homem, o afago das águas que acariciam os pés de todos até a altura dos tornozelos ou das canelas de cada um.

Por último, a principal e não tão sofisticada como sua vizinha, eis que se delimitam ambas pelo Morro do Maluf, proeminência da natureza que as divide, a encantadora Praia da Enseada em toda a convidativa extensão de seus seis quilômetros. A citação ali atrás de areia assemelhada ao talco, nesta, ouse-se afirmar que o talco ainda por cima é refinado.  Ampla, praia aproveitada totalmente no tamanho em que a natureza assim a qualificou, convidativamente larga, pois que nessa área as construções e a avenida de seu contorno não a encurtaram. Excelente no cômputo geral de tudo quanto se imagine deva ser constituída uma praia. Presente régio da natureza, que o homem não ousou ferir nem descaracterizar.

Vá e mergulhe.

Elas estão aí, para todos os gostos e muito à mão.

Praia e Sol, dentre outros, um símbolo bem brasileiro.

Comentários