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Publicado: Segunda-feira, 24 de maio de 2010

Praça Almeida Júnior

Praça Almeida Júnior
Caipira Picando Fumo: ícone da obra de Almeida Jr.

A escolha dessa parte de Itu (no caso, a Praça Almeida Jr.) para tema da coluna desta semana se justifica pela História. Em 8 de maio comemora-se os 160 anos do nascimento do pintor ituano que dá nome a um dos locais mais conhecidos da cidade. Não conhecem? Então, vamos lá.

José Ferraz de Almeida Júnior nasceu na cidade de Itu,/SP no dia 8 de maio de 1850 e faleceu em Piracicaba/SP, no dia 13 de novembro de 1899.

A Praça que  o homenageia é um local aprazível, um tanto abandonado é certo, onde reunem-se aposentados pela manhã para um gostoso “batepapo”, além de receber a movimentada feira livre nas terças-feiras.

Almeida Júnior vinha de família de poucos recursos e seu principal incentivador foi o pároco da Igreja Matriz de Itu, padre Miguel, que teria arrecadado o dinheiro para os estudos do pintor na Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro. A estada em Paris se deveu a bolsa de estudos do imperador.

É  considerado um  importante "pintor do nacional" do século XIX, por retratar em muitas de suas obras o caipira paulista. Também a forma como trata seus temas, distanciando-se das alegorias românticas ou do ufanismo nacionalista histórico dos pintores da Academia, aproximando-se do ser humano comum, o que leva alguns críticos a traçarem uma semelhança de sua obra com a do pintor francês Gustave Courbet, artista cuja obra Almeida Júnior teria visto em suas viagens para a Europa. Também é digno de nota que, na mesma época em que Almeida Júnior esteve na França, o movimento impressionista estava em plena atividade; no entanto, não causou entusiasmo no pintor brasileiro, que não adotou  elemento algum dele. O clareamento da paleta e a adoção da luz brasileira não o fizeram abandonar, no entanto, o rigor acadêmico no desenho e na anatomia.

A introdução do tema regional nas obras do pintor sempre foi um ponto polêmico entre a crítica: se uma parte nega-se a reconhecer aspectos inovadores na produção de Almeida Jr. (assim reconhecido internacionalmente), por causa dos padrões acadêmicos de pintura, a outra ressalta a importância de sua obra para a arte brasileira. Oswald de Andrade, um dos críticos mais influentes do período modernista, por exemplo, aponta o artista como precursor de uma pintura genuinamente brasileira. Entre suas principais obras estão Caipira picando fumo, Violeiro e Amolação interrompida,A partida da monção, Caipiras negaceando, O descanso do modelo, Leitura, A pintura (Alegoria) e A fuga para o Egito.

De forma semelhante ao seu trabalho, sua biografia é até hoje objeto de estudo, sendo de especial interesse as histórias e lendas relativas às circunstâncias que levaram ao seu assassinato: Almeida Júnior morreu apunhalado, vítima de um crime passional. Foi apunhalado em frente ao Hotel Central de Piracicaba, hoje já demolido, por José de Almeida Sampaio, seu primo e marido de Maria Laura do Amaral Gurgel, com quem o pintor manteve um relacionamento por vários anos.                                  

O Dia do Artista Plástico Brasileiro é comemorado a 8 de maio, data de nascimento do pintor.

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