Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Porque ótimos profissionais não são promovidos?

Porque ótimos profissionais não são promovidos?

Porque ótimos profissionais não são promovidos?

Porque fazem tudo certo, mas esquecem de algo muito importante: marketing pessoal.

Marketing todo mundo sabe, são as ferramentas que uma empresa usa para tornar seus produtos conhecidos, apreciados, comprados.

Marketing pessoal indica que o profissional deve fazer a mesma coisa, mas em benefício da própria carreira.

Marketing pessoal é a habilidade que um funcionário tem de aparecer, sem ser chato. De conseguir a simpatia dos chefes, sem ser puxa-saco. Quem consegue, tem dez vezes mais chance de ser promovido do que alguém que só é competente.

Para quem quiser avaliar sua carreira até agora, e as possibilidades de futura promoção aqui vão os Dez mandamentos do marketing pessoal:

1-    Liderança. Antes mesmo de ter um cargo, um funcionário pode influenciar seus colegas, muito mais do que é influenciado por eles. É um formador de opinião. E a empresa percebe isso rapidamente

2-    Confiança. Alguns funcionários são consultados por seus colegas sobre assuntos de trabalho, ou mesmo sobre temas que nada em a ver com trabalho. Outros baixam a cabeça e só fazem o que tem que fazer.

3-    Visão. É alguém entender o que está fazendo e por que está fazendo. E sugerir pequenas mudanças que podem melhorar o próprio trabalho e o dos colegas.

4-    Espirito de equipe. É oferecer ajuda aos colegas sem ser solicitado. É se preocupar com que o trabalho dos outros saia bem-feito.

5-    Maturidade. é saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. É saber apaziguar discussões entre colegas e propor soluções que os outros consideram apropriadas.

6-    Integridade. É fazer seu trabalho sem prejudicar ninguém. É não ser excessivamente ambicioso e querer atropelar quem aparecer pela frente. Pessoas assim provocam medo, tanto nos colegas, quanto no chefe. E quase sempre, são isoladas.

7-    Visibilidade. É se oferecer para fazer uma apresentação. é ser o primeiro a erguer a mão quando o chefe precisa de um voluntario para uma tarefa. É se apresentar para compor um grupo de trabalho, ou para ajudar a implantar um programa novo.

8-    Empatia. É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer os méritos dos outros. Quem elogia, é elogiado. Quem só critica sempre acaba sendo criticado.

9-    Otimismo, entusiasmo. é conseguir enxergar o lado positivo de qualquer situação, principalmente aquelas que parecem ruins. É ser bem-humorado e aceitar eventuais críticas. Pessoas assim ajudam a criar um ambiente de trabalho saudável.

10-    Paciência. é saber a hora certa de pedir oportunidades.

 

Evidentemente, não adianta ter tudo isso se  funcionário não consegue fazer aquilo que é pago para fazer – dar bons resultados em curto prazo.

Comentários