Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 30 de abril de 2015

Porque é importante preparar o cão para a chegada

Porque é importante preparar o cão para a chegada

Existe uma grande preocupação quando uma criança chega em casa, ainda mais quando se trata de cuidados e precauções. Se a família possui um animal de estimação, muitas coisas mudam, mas infelizmente os pais tomam providências um tanto equivocadas sobre o que fazer com o cão. Você sabia que a vinda de um novo membro a família está entre os principais motivos de abandono e doações de pet? Exatamente por este motivo explico porque é tão importante preparar o ambiente para esta nova fase.

É fundamental entender que os cães, principalmente os que vivem dentro de casa, sentem muito as mudanças da família e podem estranhar isso. É necessário preparar o pet, gradualmente, para que ele entenda que um novo membro chegará em seu território, mas que está tudo bem e que é algo perfeitamente normal.

Assim que a mulher souber de sua gravidez, o trabalho de adestrar e ensinar corretamente o cão começa. Cheiros, sons, palavras e horários novos farão parte de sua vida também, então é necessário que ele se acostume com isso. Deixe com que ele conheça os brinquedos, cheire as roupinhas e até alguns itens de higiene do bebê (tal como sabonete ou shampoo), para que ele se familiarize com o novo membro.

Outra solução também é simular que o bebê já está em casa, usando uma boneca como representação, e mostrar que o pet pode se aproximar sem problemas. Para recompensá-lo por sua boa atitude, o cão pode receber um petisco. Isso fará com que ele associe que a criança pode lhe render bons momentos, mesmo que isso comece com alguns agrados alimentares.

Uma das atitudes que não faz bem para o pet é trocar radicalmente sua rotina. Se ele sempre entrou em todos os cômodos da casa ou se tem um lugarzinho especial na sala ou qualquer área da casa, é importante que a mudança seja feita aos poucos. Ele não pode ser trancado de um dia para o outro e parar de frequentar os locais em que a família convive. Isso acarretará em consequências como mudança de comportamento, ou seja, ele pode se tornar agressivo. Neste caso, brigar com o pet será uma forma de ter interação com ele, o que irá piorar ainda mais a situação e ele continuará chamando a atenção de alguma maneira. Existem casos também de que o cão fica depressivo, o que traz problemas sérios como perda de apetite e emagrecimento.

Se realizada da maneira certa, a integração do pet muitas vezes é benéfica, pois ele criará vínculos com a criança e a protegerá como se fosse também seu filhote. Este tipo de comportamento é muito comum, basta procurar nos sites de vídeos de perceber que os cães tem um instinto protetor com os pequenos. Apenas alerto que nunca é confiável deixar os dois juntos sozinhos, pois às vezes o pet pode estranhar e ter algum comportamento inesperado.

Por isso, recomendo que adestramento seja feito por um profissional especializado, para que ele ajude a família a adequar a rotina do bebê com o pet. Os dois podem se tornar grandes amigos e terem ótimos momentos de companheirismo.

Comentários