Colunistas

Publicado: Terça-feira, 17 de outubro de 2006

Por que o casamento deve durar?

"Casamento bem-sucedido é quando nos apaixonamos várias vezes, sempre pela mesma pessoa." (Mignon McLaughlin)

"O que Deus uniu em seu amor, nada pode separar."

Li certa ocasião: Se temos a capacidade de começar a amar alguém por que duvidar da nossa capacidade de manter esse amor? Pura sabedoria; infelizmente, na maioria dos casos, não se pensa nisso. Uma pena... porque, embora nem sempre pareça, gostamos das coisas estáveis e duradouras. Na verdade o ser humano necessita da estabilidade, seja ela material, econômica ou financeira, seja afetiva, sentimental ou emocional. Destaca-se aqui a instituição do casamento, concebido por Deus para ser estável, para durar eternamente.

A estabilidade do casamento é algo realizador; representa um sucesso tão grande, incomparável com os aspectos profissionais, econômicos ou sociais. O casamento estável, feliz e duradouro é tudo que sonhamos e precisamos, muito embora a sociedade tente ser fria com relação a isso. Nada marca tão profundamente o ser humano quanto uma relação conjugal e familiar bem sucedida. É da nossa essência e devemos isso ao nosso criador que investiu tanto em nós. É de um casamento estável, duradouro que provêm os nossos melhores frutos, filhos felizes, emocionalmente estáveis e maduros para enfrentar o mundo, perpetuando a família através das gerações. Não há outro caminho. Precisamos estar bem conscientes disso em nossas decisões, muitas vezes tomadas sem qualquer critério.

Fácil para iniciar, muito mais fácil para terminar. Assim a sociedade moderna encara o casamento. Infelizmente.

O casamento deve durar porque é bom! Apesar do ditado pessimista: "o que é bom dura pouco...", normalmente concordamos que "tudo que é bom deve durar".

Casamento é coisa divina, sagrada e "tudo que Deus fez é bom". E Deus o fez para durar e deseja mantê-lo assim. Investiu e continua investindo nessa dimensão maravilhosa do amor entre um homem e uma mulher.

Bom e realizador, o casamento é parte integrante da natureza humana; dificilmente encontramos alguém que ignora isso totalmente.

Nenhum relacionamento substitui o relacionamento conjugal; sabemos muito bem do que o amor é capaz, logo não é de estranhar que essa união tenha a capacidade de não só preencher a vida dos envolvidos, mas sobretudo de fazê-los felizes. Nada mágico, isso torna-se cada vez mais real, quanto mais empenho e vontade houver por parte de ambos.

Afinal um bom casamento sempre está recheado de carinho, fraternidade, coesão, apoio mútuo, ternura e afeto.

O amor faz maravilhas na vida das pessoas; no casamento isso se torna muito paupável; amar e sentir-se amado, perceber que um faz parte da vida do outro; saber que há alguém com quem pode contar em qualquer situação, são algumas das realidades só possíveis entre vidas entrelaçadas, compromissadas...

O casamento deve durar porque é um investimento! Um investimento material e sentimental. E ninguém investe no fracasso. Na verdade a parte material é a menos importante, mas "pesa" e como pesa! Mas não é ela, na grande maioria dos casos, que define a continuidade ou não do "consórcio familiar". Já a parte sentimental, sim; esse investimento significa tudo no casamento: é ele que define seu sucesso. Investimos tudo? Confiamos? Ou apostamos apenas uma parte? Desconfiados, preferimos "reservar" já que, de repente, podemos perder tudo? Melhor prevenir...

Está em jogo no casamento o que temos de mais sagrado: a dignidade, a auto-estima, o amor próprio, tudo que construimos e preservamos para "aplicar" na hora certa, na medida certa, com a pessoa certa.

Criados um para o outro... Iguais e diferentes... Mesma essência, mesma dignidade, mesma capacidade de amar e de se doar. Muito diferentes nas "qualidades" e nos "defeitos". Por isso o casal é muito mais que cada um por si; uma comunhão de vidas que se unem e se complementam num projeto grandioso de vida a dois, sonhado e construído aos poucos, capaz de realizar a ambos. Como é bonito entre os passarinhos quando a fêmea, percebendo que chegou a hora, que está madura, pode e quer ter o seu ninho, seu "lar", sua "família". Transportemos isso para o ser humano...

Quanta alegria: nova casa, novos móveis, tudo planejado, cuidado, pensado, sonhado; do "nosso tamanho", da "nossa cara" e "para nós"... Como vale a pena, como compensa o sacrifício, a dedicação... Parece impossível pensar que possa não dar certo!

O casamento deve durar porque você assumiu um compromisso! Jurou amor e fidelidade; deu sua palavra de aceitar o outro e de ajudá-lo a ser feliz; celebrou um pacto conjugal incondicional ao que possa advir. Deixar de cumprir, de assumir essa responsabilidade, ignorando as cruéis conseqüências para todos os envolvidos é algo muito complicado para ser facilmente digerido. Tenha certeza, ninguém será mais o mesmo... e os estragos são imprevisíveis... e irremediáveis...

Sendo o casamento uma "estrutura" tão significativa para o ser humano, é evidente que são inúmeros os prejuízos advindos do seu "desmanche", independentemente dos motivos que levaram a uma separação conjugal. Na verdade, por mais que a sociedade moderna tente pensar o contrário, o homem não convive bem com a separação. Com mais ou menos culpa, continua sendo um fracasso.

Fracasso de abandonar o barco que livremente aceitou conduzir são e salvo "até o fim". Que outra classificação você daria para essa atitude? Fraqueza, arrependimento, covardia, irresponsabilidade, desonestidade? Sim, porque a desordem que isso provoca na área sentimental, emocional, psíquica e até material não é pequena. Será que não valeria a pena tentar, insistir no velho e bom relacionamento agora fragilizado? Não teria mesmo jeito? Empenhamos tudo para salvá-lo? Demos a ele tudo o que merece? Será que tudo foi feito para dar certo?

O casamento deve durar porque faz bem! Faz bem aos pais que ficam felizes ao verem seus filhos criar "asas", ganhar "força", ir adiante com vida própria...

Faz bem aos cônjuges. Várias pesquisas mostram os benefícios "terapêuticos" do casamento, garantindo que homens e mulheres casados são mais saudáveis que solteiros e que após uma separação a qualidade de vida diminui. Uma das explicações seria a de que os casais dão um ao outro apoio social e financeiro, além de um recíproco monitoramento da saúde. E ainda, casados são mais produtivos, tomam decisões mais sensatas e conseguem economizar mais. Podemos ainda acrescentar aqui o papel do casamento na correção dos maus hábitos dos solteiros.

Segundo a socióloga americana Adrianne Frech "só o fato de ter alguém com quem se preocupar pode aliviar os sintomas da depress&atild

Comentários