Colunistas

Publicado: Sábado, 10 de julho de 2010

Por que Itu nao tem o próprio SAEE ?

A história da cidade de Itu ainda não foi contada nem escrita, na plenitude.

Do passado mais distante, laureado seja sempre o historiador Chiquito Nardy que coligiu incansavelmente notas que permitiram saber de como sucederam os fatos e também, ciosamente, guardar para a posteridade os nomes célebres e influentes.

O saudoso Paulino Piotto, na forma de reminiscências, também agrupou num livro interessante, aquilo que soube anotar na sua atividade de carteiro comunicativo.

Mas, de sessenta a setenta anos passados, pouco mais, pouco menos, sobre os acontecimentos desta terra, quem os guardou? E os bastidores da política, em especial dos anos cinqüenta em diante? Referência preciosa se constitui então de notícias e crônicas dos jornais e revistas, suporte nada desprezível é claro, mas não organizado ao talante imparcial de um historiador específico, ainda que se conceda mérito particular, neste sentido, às edições da publicação Campo e Cidade.

Daí é que se pergunta do porque de não contar o município de Itu com o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos, tal como por exemplo, o de tantas comunas próximas. Ainda que fosse conveniente uma concessão, por que não a SABESP, preferentemente a outras empresas? Uma nebulosa e mal contada história essa, que fica no ar.

Se o SAEE de Itu era lucrativo e conduzido por dirigentes afeitos a essas atividades, por que e para que as mudanças?

Tão estranho quanto à concessão autorizada, foi insistir no assunto e se conceder que a empresa, inicialmente favorecida, ainda obtivesse um conveniente aditivo. Mesmo assim, ela, mais tarde, rescindiu o contrato e recorreu à Justiça, que condenou a Prefeitura a pesado ônus financeiro. Pode? Dá para acreditar?

Por fim, ocorre a pendência de uma querela judicial, a contestar a concorrência que levou tal prestação de serviços à atual detentora, pretensão com causa ganha, por ora, na justiça local. Favorecidos então, por ora, os promotores da ação.

Criada uma novação situação, não seria este, pois, o momento aprazado de se devolver aos ituanos aquilo que era deles?

Os dirigentes do SAEE, todos eles, se mostraram competentes ao longo dos anos. Ora, forme-se um colegiado com o nome de todos eles, presididos pelo seu fundador e Itu vai ganhar.

Este comentário ocorre, não só às vésperas de uma decisão judicial a dizer dos destinos desse serviço em Itu, mas também pela ampla divulgação na mídia, referentemente à cidade de Indaiatuba. Tal notícia inspirou o presente assunto, pontinha de inveja, vá lá que seja.

A mídia regional vem mostrando nestes dias, com grande destaque, uma publicação em página dupla nas revistas e inteira nos jornais, além de vistosos painéis na via pública, aquilo a que ali se chama orgulhosamente de “A Obra do Século”. Trata-se de uma vista aérea do magnífico complexo das instalações do SAEE de Indaiatuba, ao anunciar tratamento de cem por cento dos esgotos. 

Tudo deles, os munícipes de Indaiatuba.

Comentários