Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Polícia na Escola

Polícia na Escola
Carlos Latuff

A Escola Pública do Estado de São Paulo é um fracasso. Por ser o estado carro chefe da nação os seus maus exemplos são copiados pelo Brasil afora.

Metade das escolas fecharam. Tem Região que os cursos noturnos sumiram, todos fechados.

Temos a mesma população, então não se justifica fechar escolas por falta de demanda.

Se temos necessidade de criar mais Penitenciárias e Fundações Casa é óbvio que é consequência direta da falta de Educação.

Essa conta que não fecha, mas a SEE de São Paulo fecha o olhos.

Não é um fator só, mas um conjunto.

Um deles foi a criação da Cartilha que autoriza a escola a expulsar aluno. Autoriza a escola a violar a lei.

Outro é Policia na Escola. O Governador Geraldo Alckmin, foi o primeiro a autorizar a PM a entrar na escola para resolver problemas disciplinares. Criou a Ronda Escolar.

Claro que ensinar é difícil. Tem que dar bom exemplo, e pulso firme além de ter vocação. Ensinar não combina com repressão e violência. Medo é diferente de Respeito.

Policial foi treinado para lidar com bandido, não tem formação pedagógica e se quisesse ser Professor não faria concurso para ser Policial. Treinado para o embate com o crime, ele o Policial tem que ganhar. Quando o crime ganha, perde toda a sociedade.

Já com aluno é diferente. O Educador sabe que pode até perder ou empatar com aluno em disputa de idéias e isso deve ser produtivo para ambos.

Quando a Escola recorre a força policial para manter a Ordem e o Respeito, essa escola está em desordem total e não merece o menor respeito. 

Comentários