Colunistas

Publicado: Sábado, 26 de novembro de 2011

Pode ser tarde demais

Primeiro Domingo do Advento

Novembro, 27.  2011.

Tempos novos!

Evangelho (Mateus, 13, 33-37.

...............................................................................................................................

“”   Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

“Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou a sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.

Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem; à tarde, à meia noite, de madrugada ou ao amanhecer.

Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo.

O que vos digo, digo a todos: vigiai!”   “”

...............................................................................................................................

Embora não seja assunto agradável nem convidativo e a maioria o evita – o inexorável da morte – a verdade é que ela virá.

Diante das notícias de falecimento de pessoas conhecidas, por um instante, um sentimento de surpresa se apodera das pessoas. Se o passamento daqui para lá se der de forma repentina, aí então por alguns instantes se pode cair em reflexão mais demorada. Um susto. E susto, no entanto, também passa.

A admoestação, no final deste evangelho – Vigiai ! – alerta para a necessidade de se dar igual tratamento a essa certeza do fim de todos os homens, àquele dispensado a suprir sua sobrevivência aqui na terra, esta meramente passageira.

Cuida-se de prover o futuro com tudo quanto se esteja à altura para que nunca falte nada e, dedicação extrema mesmo, se dá para com o ter e possuir bens de sobra, garantia robusta, tal como se o homem jamais fosse morrer.

Ora, não há nada mais passageiro na terra do que a vida de cada um. Natural e legítimo o cuidado de se garantir e, tanto quanto possível, viver bem.

Sentir-se-á o ser humano mais feliz e tranquilo, quando, concomitantemente ao conforto material, dispensar toda atenção à espiritualidade. Deus existe e está próximo.

Que desastre se, na hora mesmo de com Ele viver estreitamente, na bem aventurança eterna, alguém encontrar a porta trancada, por falta de credencial.

Tenha pois sempre à mão o seu cartão de ingresso, ou seja, esteja preparado, sem receios e sem pensar para depois, qualquer hora, no futuro, algum dia, ah, isso mesmo, preciso por a alma em ordem. Não protele.

Pode ser tarde demais.

                                                                                  João Paulo

Comentários