Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 9 de setembro de 2005

Platão

Platão (427-347 a.C) nasceu em Atenas em família aristocrática. Ele foi muito importante para a Filosofia porque conheceu Sócrates que mais tarde seu companheiro morreria e através da morte de seu companheiro é que Platão virou Filósofo. Platão não achava digno Sócrates morrer apenas por não reconhecer os deuses da época, ainda mais se tratando de uma boa pessoa como ele foi.

As pessoas dessa época, não importavam o que cada um dizia, tinham que obedecer às leis, e se uma pessoa julgava mal qualquer poder, era penalizado com a morte (no caso, o cálice de cicuta). O cálice de cicuta é um veneno dois quais os soldados da época obrigavam aquelas pessoas que iriam morrer a tomar o veneno em praça pública.

Platão, por fim, iniciou-se na Filosofia pelo seu amigo Sócrates e imediatamente tornou-se discípulo do seu companheiro em meados de 408 a.C. Viajou por vários anos e várias terras, até se fixar no Egito, onde aprimorou seu estudo filosófico.

Depois de estudar muito, Platão voltou para Grécia, em Atenas, onde criou a primeira escola de Filosofia, onde até os dias atuais, como se tem notícia, a academia onde recuperou os ensinamentos de Sócrates.

Platão era muito bem visto como filósofo, bem sucedido, recebendo diante disso, um convite para ensinar Filosofia ao Rei Dionísio, na cidade de Siracusa, na Itália, onde se hospedou por algum tempo. Retornou a Atenas e tomou frente novamente de sua academia, onde incentivava ao estudo e a pesquisas em áreas como ciência e matemática, além da Filosofia.

Esse grande filósofo escreveu três livros de grande importância: “Apologia de Sócrates”, em que retomou as teorias de seu mestre; “O banquete”, em que expôs de forma poética, a dialética do amor; e por fim o mais importante de todos: “A república” no qual sintetiza suas idéias sobre a organização da cidade, a política, a dialética e a questão da imortalidade da alma.

O método mais eficaz de aproximação entre as idéias particulares e as idéias universais ou puras, era a técnica de perguntar, responder e contestar que ele teria aprendido com Sócrates. Considerava também que somente por meio do diálogo o filósofo conseguia atingir o verdadeiro conhecimento, partindo do mundo sensível e chegando ao mundo das idéias. Platão morreu na Grécia, em Atenas 327 A.c

Visão pessoal

Depois deste episódio sobre Platão, posso constatar que ele não somente foi um simples filósofo, mas sim um grande filósofo. A coragem de se tornar um filósofo, graças a Sócrates o qual tinha uma visão diferente da época em que vivia. Platão entendeu que qualquer pessoa pode ter uma visão diferente do mundo, por exemplo, ele poderia achar que a terra é redonda e o outro diz ser e mesma quadrada. A Igreja Católica da época achava que a terra era quadrada até descobrirem por avanços tecnológicos, o contrário.

Portanto, a partir de Platão é que a Filosofia pôde evoluir de estágio e ele por sua vez, deixou um recado muito importante: “Eu posso agora construir uma visão diante o mundo e o outro uma visão diferente”.

Comentários