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Publicado: Terça-feira, 6 de maio de 2008

Planos de Governo

Assim que surgirem os candidatos e coligações à Prefeitura de Itu para a eleição de outubro próximo, serão apresentados à população os respectivos “PLANOS DE GOVERNO”, caderninhos bem bonitinhos que relatam tudo o que o candidato promete e pretende fazer pela cidade, na sua gestão.
 
Muito bem, vamos ler as propostas e acreditar que algumas delas serão executadas.
 
Em relação ao segmento do turismo, o amigo Fernando Henrique, o Efe, em seu último artigo no “Itu.com”: “eu prometo o turista”, fala do abandono de alguns dos mais importantes patrimônios de Itu, às vésperas do seu IV Centenário.
 
Ele diz que as metas para o turismo, narradas em todos os planos de governo de todos os candidatos, descrevem maravilhas para o setor de turismo. Mas, como a maioria esquece fácil das promessas de campanha, vou aproveitar o tema do Efe para contar a vocês as metas do Plano de Governo da atual administração para o turismo em Itu, durante a gestão de 2005 a 2008, prometido na campanha dos idos de 2004, para que cada leitor e eleitor faça sua avaliação.
 
No capítulo Turismo, as promessas começam com uma introdução na qual é descrita a potencialidade, os atrativos e a infra-estrutura da cidade.
Vamos às PROPOSTAS oficiais do então candidato:
 
1)Criar o Conselho Municipal de Turismo (que está funcionando) e elaborar o Plano Municipal de Turismo (não conheço), desenvolver intensiva campanha de marketing para “vender” Itu como destino ideal para os turistas nos finais de semana. De vez em quando vemos matérias nos grandes jornais do País sobre Itu, que, todavia, são esforços individuais de entidades particulares ou de empresários, interessados em divulgar o seu segmento específico, como acontece, por exemplo, com o turismo rural.
 
2)Calendário Anual de Eventos (acho que se trata de pura obrigação organizar um calendário). Assim sendo o Plano de Governo prometeu os seguintes eventos e que o leitor tire as suas conclusões:
MARÇO – Festival da Cerveja
MAIO - Festa do Peão e Exposição Agropecuária
JUNHO – Festival Gastronômico
JULHO – Ampliar o Festival de Artes e criar o Festival Pinga Pura
SETEMBRO – Festival de Música de Raiz
NOVEMBRO – Festival Colegial de Música: Festival de Bandas de Música.
 
3)Patrimônio Histórico – Revitalizar o Centro Histórico de Itu; apoiar iniciativas de restauração do patrimônio histórico e desenvolver campanhas de preservação; incentivar a criação de espaços culturais para a instalação de exposições de arte e eventos culturais permanentes; criar roteiros histórico-culturais; promover intensa divulgação da programação cultural.
 
4) Patrimônio geológico – Valorizar e divulgar atrações como Parque do Varvito, um dos poucos no mundo formado por sedimentos glaciais de milhões de anos; criar o Parque Turístico-Ecológico dos Matacões, cuja atração são as formações rochosas exóticas, em formato esférico de vários tamanhos; valorizar as atividades de camping existentes na região e incentivar a prática do ecoturismo.
 
5) Ecoturismo e turismo rural – Criar o Parque Turístico-Ecológico “O Tietê Vive”; desenvolver a infra-estrutura necessária para viabilizar sua utilização pela comunidade e pelos turistas; incentivar o turismo rural, criando roteiros que envolvam as fazendas coloniais da região.
 
6)Parque Ecológico Municipal – Criar o Parque Ecológico Municipal Marechal Deodoro, em área de 240 mil metros quadrados, com pista de Cooper e uma ciclovia no contorno do parque.
 
7) Parque de Exposições – Construir o Parque de Exposições de Itu e voltar a promover feiras e exposições agropecuárias, com leilão de animais e produtos da região e shows de música sertaneja.
 
8)Turismo religioso – Desenvolver e divulgar o turismo religioso, em conjunto com os demais municípios da região; criar um roteiro religioso inspirado no “Caminho Real”; destacar as festividades religiosas no Calendário Anual de Eventos de Itu.
 
9)Teatro Municipal – Revitalizar o Teatro da Stemec (Sociedade Amigos do Teatro Maestro Eleazar de Carvalho)
 
10) Comércio Central – Desenvolver e implantar, em parceria com os comerciantes, entidades de classe e faculdades locais, um amplo projeto de revitalização das principais ruas do comércio central; padronizar a comunicação visual e valorizar o conjunto arquitetônico; adaptar as calçadas para facilitar o acesso de deficientes físicos.
 
11) Conscientização
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