Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pimenta nos olhos de aluno é refresco?

Pimenta nos olhos de aluno é refresco?

Essa imagem da professora me faz lembrar o ditado popular PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO. Se professora não é bandido e não precisa de polícia, aluno precisa? Escola de São Paulo, principalmente as da periferia chamam a polícia para aluno por qualquer coisa.

A Ronda Escolar, são policiais armados e preparados para lidar com bandidos, e não com criança e adolescente. Aluno rebelde ou com problema de disciplina precisa de educador, bons exemplos e regras claras, não de polícia.

Com criança e adolescente não vale a máxima "faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço". 

Não sou saudosista, e nem acho que a educação do passado era boa, que tínhamos medo e não respeito, o medo é mau conselheiro. Só lembro com muito carinho de uma diretora moradora da Vila Sonia em São Paulo, o nome dela não me esqueci, CELESTE TROVATO. Essa diretora peitou a PM que queria entrar na escola para retirar um adolescente suspeito de um ato infracional.

A diretora disse enérgica:

- Nesta escola polícia não entra retirar aluno meu.

Os PMs recuaram diante da grandeza da mestra que exercia ali com amor e energia a profissão mais importante do planeta, hoje a maioria é a primeira a chamar a polícia para aluno e vem com cartaz dizendo que polícia para quem precisa de polícia.

Comentários