Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 26 de maio de 2006

Pic-nic na Lua - homenagem a Polycarpo Silveira Arruda (Pinho)

"Uma missão espacial aterrissa na face iluminada da lua e, para comemorar, os astronautas já fazem de cara um pic-nic em solo lunar. É claro que o pic-nic é adaptado ao ambiente de menor gravidade e à ausência de atmosfera: os alimentos, em forma líquida ou pastosa, estão acondicionados em frascos fortes, bem fechados, providos de um mecanismo que permite que sejam empurrados através de canudinhos bem adaptados aos capacetes. Enquanto "sugam" os seus canudinhos e relaxam mirando o horizonte lunar, nossos astronautas assistem, maravilhados, o nascer da Terra no horizonte lunar. Globo imenso, azul ... lar doce lar ... Pois assim como na Terra vemos a Lua (e o Sol, é claro) nascer no horizonte terreno, na Lua os felizes astronaunas podem ver a Terra nascer no horizonte de lá." Paisagem deslumbrante mas ... há algo de incongruente nesta descrição. O que será ?

Fiz essa pergunta, a título de brincadeira, ao meu tio Pinho, na última semana do ano passado, poucos dias após o Natal. Como cursei Física, tio Pinho gostava de me questionar sobre temas científicos. Resolvi "devolver" na mesma moeda, para ver como ele se sairia. Tio Pinho pensou por não mais de cinco ou seis segundos (literalmente !) e respondeu "na lata", da maneira mais precisa possível!

Admirado com a rapidez e exatidão do raciocínio de meu tio, resolvi repetir a brincadeira com outras pessoas. Questionei vários amigos e parentes, com variadas formações: dentistas, contadores, administradores, biólogos profissionais (pesquisadores), engenheiros agrônomos, engenheiros eletrônicos, arquitetos, professores de ensino fundamental, analistas de sistemas, delegados... Devo ter interrogado cerca de trinta pessoas ou mais. Ninguém, absolutamente ninguém foi capaz de dar a resposta correta. Ouvi coisas do tipo: "a Lua não tem horizonte" (absurdo); "a Lua não nasce aqui no horizonte da Terra, ela apenas está lá no céu à noite" (falta de observação); "na lua não há gravidade" (se não houvesse, ela nem estava mais em órbita da Terra !); "a Terra não pode nascer no horizonte da Lua porque a Lua não tem atmosfera" (o que tem uma coisa a ver com a outra ???). A maioria das pessoas simplesmente entregou os pontos e disse que não sabia responder.

A resposta de tio Pinho foi curta e grossa e ... precisa: "Não se pode ver a Terra nascendo no horizonte da Lua. Simplesmente porque a Lua mantém sempre a mesma face voltada para a Terra". Todo mundo já ouviu falar disso! Crianças aprendem no ensino fundamental que a Lua tem a mesma face sempre voltada para a Terra. Todo mundo já ouviu a expressão "o lado escuro da Lua" (existe até um famoso disco do Pink Floyd com esse nome). É preciso ressaltar que, ao longo de um mês (29 dias e meio, para ser um pouco mais preciso), o Sol acaba por iluminar todas as partes da Lua. Porém a expressão “lado escuro da Lua” é utilizada no sentido de lado oculto da Lua. Oculto da nossa perspectiva de visão aqui da Terra. Se existe um lado que é sempre oculto, então o outro lado é sempre voltado para a Terra. Se quem está na Terra vê sempre a mesma face da Lua, quem estiver nessa face (a visível) da lua sempre vai ver a Terra à mesma altura em relação ao horizonte lunar. Então a Terra não “nasce” no horizonte da Lua. Ela, a Terra, está estática em relação ao horizonte visado por alguém que esteja sobre a face da Lua virada para a Terra e completamente invisível para quem estiver do lado oculto da Lua. A resposta depende muito mais do raciocínio do que da memória. Depende de ligar os fatos.

Tio Pinho faleceu no sábado, 20 de maio, aos 87 anos. Até o momento em que escrevo este artigo, ele permanece invicto na velocidade de seu raciocínio visual-espacial.

Comentários