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Publicado: Sábado, 31 de janeiro de 2009

Pesquisa é Fundamental

Pesquisa é Fundamental
Museu do Ipiranga em São Paulo
Conhecer São Paulo é um sonho e uma aventura para milhões de pessoas que vivem no interior do Estado. O perfil e a grandeza da cidade impressionam e, às vezes, assustam os visitantes. Muitos ituanos, por exemplo, conhecem apenas pedaços da cidade. Alguns vão ao comércio da 25 de março ou do Brás. Outros fazem turismo de um dia. Muitas agências propiciam o entretenimento dos excelentes shows, teatros e outros eventos. Alguns preferem visitar museus e pontos turísticos em city tours.
 
Não vamos falar dos números impressionantes que sustentam a vida da cidade e do paulistano. A idéia desta coluna é mostrar um pouco do lado humano da grande metrópole. Dessa forma, para traçar o perfil e os detalhes que representam a cidade de São Paulo, recorremos à APPM – Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado, empresa de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública que acaba de lançar os resultados da pesquisa “A Cara de São Paulo”. Feita pela primeira vez em 1990, a pesquisa tem o objetivo de verificar a relação que existe entre a cidade, que acaba de comemorar seu aniversário de 455 anos, e as pessoas que nela vivem.

O estudo é composto por pesquisas qualitativa e quantitativa. Na primeira fase, foram realizados seis grupos sobre os possíveis símbolos da cidade, seus problemas, aspectos positivos e negativos e o sentimento do cidadão paulistano, de nascimento e por adoção, em relação à cidade.

Os entrevistados também levantaram os pontos positivos e negativos da cidade. Ao mesmo tempo em que a cidade de São Paulo é sinônimo de trabalho, progresso, comércio, informação e cultura, ela também lembra violência, trânsito, enchentes, poluição, barulho e crescimento desorganizado. “A cidade de São Paulo, quer por sua pujança, quer por sua força de trabalho, seu poder econômico e, sobretudo, por seu desenvolvimento, tem para os brasileiros um significado de progresso e vitória. Entretanto, para os que vivem em São Paulo este significado não se restringe ao lado progressista da cidade: trata-se de uma relação emocional, uma espécie de paraíso urbano, de amor concreto”, explicou Rose Saldiva, idealizadora da Pesquisa.

A pesquisa mostra o quanto o perfil de São Paulo mudou nos últimos anos. Em 1990, por exemplo, a figura que representava bem São Paulo, segundo os próprios moradores da cidade, era um homem altamente sedutor e poderoso que, ao mesmo tempo, era boêmio e gostava muito de trabalhar. Já a figura de 2009 vem representada por uma mulher que é executiva e mãe.

A partir deste levantamento foi possível elaborar uma primeira lista de categorias que foi aplicada em 100 entrevistas espontâneas por telefone. Com estes dois levantamentos em mãos, a APPM pode elaborar o questionário que foi aplicado em 1.000 entrevistas com pessoas que vivem em São Paulo, uma mostra significativa que traz uma margem de erro muito pequena, de 2 a 3%. Todas as classes sociais e faixas etárias foram abordadas. “Todas as respostas escolhidas pelos paulistanos têm uma característica comum: todos são lutadores, vencedores e íntegros. E é assim que o paulistano se vê, e isso independe do local onde ele nasceu.”, concluiu a pesquisa.

Na pesquisa, os paulistanos escolheram, dentro de diversos segmentos, as pessoas, monumentos e locais que retratam bem a cara de São Paulo. Abaixo, alguns exemplos dos principais símbolos que representam a cidade:

* Ator – Lima Duarte
* Atriz – Fernanda Montenegro
* Apresentador – Silvio Santos
* Apresentadora – Hebe Camargo
* Apresentador de Telejornal – William Bonner
* Jornalista de Imprensa Escrita – José Simão
* Esportista – Rogério Ceni
* Conjunto de Rock – Titãs
* Empresário – Silvio Santos
* Museu – Museu do Ipiranga
* Parque – Ibirapuera
* Monumento – Monumento à Independência
* Cartão Postal – Avenida Paulista
* Comida – Arroz e Feijão
* Flor – Rosa
 
Em Itu, a Protur levanta informações para o PDT.
 
Em Itu também teremos os resultados de uma profunda pesquisa que está em fase final de conclusão, intitulada Plano de Desenvolvimento do Turismo e Cultura, elaborada pela Ágere, empresa de consultoria, a pedido da Protur. Já foram realizadas as três oficinas programadas com o trade, condomínios, comunidade e associações.
 
Segundo Neca Setúbal presidente da Protur o Plano de Desenvolvimento do Turismo – PDT é o processo de planejamento que definirá diretrizes de desenvolvimento da atividade turística na cidade. Para o consultor Daniel Brondi, da Ágere, o objetivo do PDT é criar sustentabilidade social, econômica, histórico-cultural, ambiental e tecnológica a fim de gerar benefícios, a longo prazo, para a comunidade local. O plano contém uma etapa de diagnósticos que inclui um inventário de recursos e equipamentos turísticos da cidade e uma fase de propostas que resultará em um plano de ação. No final, o documento servirá para nortear a condução do processo do que se pretende desenvolver para o turismo em Itu.
 
Os resultados desse trabalho deverão ser divulgados no final do próximo mês de março. Esperamos que as conclusões desse excepcional esforço da Protur sejam bem aproveitadas e se transformem em ações de fato. Mas, para que os benefícios da indústria do turismo aportem em Itu será preciso vontade política. Para tanto, torcemos para que o poder público da cidade, assim como empresários e comunidade se alinhem num mesmo propósito – desenvolver um turismo eficiente, agradável e rentável para todos.
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