Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Perguntar não ofende

Perguntar não ofende

Hoje circula no Facebook a pergunta se o Prefeito de Itu conhece o ECA. Especialmente os artigos 4, 5 e 6. Claro que se o ECA fosse respeitado não existiriam tanta violência envolvendo criança e adolescente. Já virei para a Escola e então lembrei que se a escola funcionasse não haveria criminalidade infanto-juvenil. Nem acho que é responsabilidade direta do Prefeito de Itu, mas uma problema da Escola Pública que forma delinquentes. O autor então confirma a pergunta ao Prefeito de Itu e me responde que: perguntar não ofende.

Claro que um adolescente de 13 anos traficante de droga que teve 100 passagens pela Delegacia de Polícia, todos falharam Então estavam apenas esperando que ele completasse 13 anos para ir preso. Virar uma fera adulta e voltar a traficar.

Óbvio que para traficar grandes quantias e ter uma grande freguesia ele não era uma criança normal.

As escolas rejeitam os lideres, os alunos inteligentes e os questionadores, os muito inteligentes. Escola só quer o bem comportado. Tem até agora uma Lei na Escola Pública de São Paulo que aluno mau comportado vai ser expulso.

Os nossos melhores homens a escola arruína com eles. A criminalidade adota. Não é porque a escola o rejeitou por não ser um aluno bonzinho, caladinho que o aluno diferenciado vai ser transformar em um robô.

A mãe diz que não sabe o que fazer. Não sabe mesmo. Ser mãe não vem com bula, nem tem curso, muitas vezes a mulher é mãe sem querer. Ser mãe é um fenômeno biológico. Já ser professora é diferente. Tem que estudar e ter vocação, tem não, teria, que o que vemos é Professores sem nenhuma capacidade, uma corporação arrogante e mimada. Educador sabe o que fazer com aluno inteligente, líder, mas o Educador ilhado pela má escola, fica de mãos atadas.Não basta ser Professora teria que ser Educadora.

Esse caso de Itu que está agitando as Redes Sociais é um gota d'água nesse oceano de impunidade, incapacidade e de falta de atenção.

Com certeza esse caso vai ser mais um para alimentar os que pedem o rebaixamento da idade penal. Se somos a quarta maior população carcerária do mundo e estamos mergulhados na violência, se prendermos todo adolescente infrator por trinta anos, eles vão continuar nascendo e seria como enxugar gelo. Momentaneamente os inimigos da criança e adolescente vão festejar, mas é só...

Então quem sabe o Prefeito responda ou leia o ECA agora, mas acho que a responsabilidade das nossas crianças e jovens estarem se perdendo, principalmente os mais inteligentes, é da Escola em primeiro lugar, do Prefeito de Itu e de toda São Paulo, mas é também nossa. A responsabilidade é de quem se cala também.

Comentários