Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Perdoar: a sabedoria da própria cura

Perdoar: a sabedoria da própria cura
Uma das emoções que adoece o ser humano é a mágoa
Segundo a M.T.C. (Medicina Tradicional Chinesa) o Sistema Zan-Fu de órgãos e vísceras mantêm o equilíbrio dinâmico das funções do organismo em relação a substâncias vitais, tecidos do corpo, órgãos dos sentidos, emoções e sofre também as influências dos diferentes climas. Além disso há as correspondências dos 5 elementos da natureza com o sistema Zan-Fu.

A relação Mãe/Filho entre os 5 elementos, é uma relação de geração. Se houver um desequilíbrio em qualquer dos elementos na harmonia dos sistemas em constante inter-relação, desencadeia os problemas de saúde.
 
Uma das emoções que adoece o ser humano é a mágoa, o ressentimento. São estados emocionais incluídos na fúria, que corresponde ao fígado do sistema Zan-Fu. Pode causar a estagnação do Qi do fígado ou do sangue. Qi é a força vital, a base de todos os fenômenos no Universo. Essa estagnação do Qi, aumenta o Yang do fígado ou atiçando o Fogo do fígado e muitos sintomas e sinais se manifestarão na cabeça e no pescoço (cefaléia ou dor de cabeça, zumbido, tontura, manchas vermelhas no pescoço, rubor facial, sede, língua vermelha e gosto amargo na boca). Muitas vezes a pessoa em depressão mental prolongada, é decorrente de uma fúria reprimida, de mágoa, de ressentimento.
 
Assim, chega-nos a compreensão de que precisamos eliminar esses sentimentos perversos a saúde física, mental, emocional e espiritual.
 
Eliminar a mágoa é perdoar sinceramente a si mesmo e as pessoas que o(a) magoaram.
 
“A mágoa é a dor que sinto quando alguém me fere ou quando me deixo ferir por alguém por não conseguir articular a Lei do Amor dentro de mim”, de acordo com o médico homeopata e terapeuta transpessoal Dr.Alberto Almeida.
 
A culpa/mágoa pode gerar alterações amplas tanto nas emoções como somatizando nas doenças infecciosas, degenerativas, alérgicas, etc.
 
Como vou conseguir perdoar? Primeiro, é muito importante a auto-análise. Vou tentar lembrar das circunstâncias que levaram a me magoar. Como foi minha atitude perante o fato que desencadeou o acontecimento. Tento reunir os fatos, as reações das pessoas. Sempre vou encontrar uma parcela que me pertence. Para isso, preciso ser muito sincero(a) comigo mesmo. O que me irritou na pessoa? Verifico se dos “defeitos” dessa pessoa, um não faz parte de mim.
 
Se eu não consigo visualizar todos esses detalhes, vou procurar ajuda de profissionais especializados, a M.T.C., a homeopatia, os florais e outras terapias complementares, que são de grande auxílio na busca do reequilíbrio da energia vital, e consequentemente, as emoções se equilibram, as doenças do corpo desaparecem.

Exemplos da correlação dos 5 elementos da natureza com o sistema Zan-Fu
 
Madeira
Fogo
Terra
Metal
Água
Sistema Yin
Fígado
Comentários