Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 15 de maio de 2008

Passo a passo para organizar sua mala de viagem

Crédito: Arquivo Passo a passo para organizar sua mala de viagem
O que é realmente importante levar?
Dependendo da estação do ano no país para o qual você vai viajar, é bom fazer algumas considerações:
Faça uma lista das peças que pretende levar, sempre atento aos eventos que deseja participar durante a viagem. Sendo para pequenas ou longas viagens, o segredo é um só: as peças devem coordenar entre si, portanto devem ser lisas ou com padrões que dêem para combinar. Os acessórios é que vão ser importantes para diferenciar o "guarda-roupa" e deixá-la mais esportiva ou mais refinada.
 
Planejamento!
Isso mesmo, certifique-se com antecedência dos programas que deverá fazer, calcule quantos dias você vai passar viajando, leve em consideração as condições dos lugares aonde vai se hospedar (se oferece serviços de lavanderia, etc.) e baseados nessas informações, separe somente o estritamente necessário para que esteja sempre bem vestido e que ainda sobre espaço para as compras.
Saiba que tanto na Europa como na América, as roupas são lavadas com água fervente e com um sabão em pó meio diferente do nosso, ou seja, o tecido daqui não suporta as lavagens de lá (e as costuras menos ainda - digo isso por experiência própria!). Como a lavagem é a quente, os tecidos de algodão como os jeans encolhem.
 
Dilema: O que é realmente importante levar?
É importante lembrar sempre que o preço das roupas aqui e lá é mais ou menos o mesmo. Por mais incrível que isso pareça e que nos vestimos bem de acordo com as tendências de lá (para não dizer igual!).
Tudo isso somado ao excesso de peso leva a conclusão que, se possível é melhor planejar para deixar para comprar as roupas lá. Principalmente se você estiver indo para um estado do norte (friiio…)!
Confuso, vale também considerar que as estações do hemisfério norte e sul são opostos, sendo assim, as liquidações de roupa de verão daqui, que acontecem no inverno daqui, vão vir bem a calhar na sua chegada no verão de lá!
 
Algumas regrinhas valem para todos os casos:
Opte por roupas de cores neutras, como o preto, branco, azul-marinho ou marrom, e quebre essa monotonia com acessórios coloridos e estampados.
 
Considerações:
Durante o inverno europeu, por exemplo, a opção seria levar as roupas de inverno que o seu guarda-roupa brasileiro dispõe.  No entanto, vale lembrar que o vestuário de inverno brasileiro não exatamente corresponde ao do europeu. 
Primeiramente, pelo fato de ser o inverno na Europa muito mais rigoroso e a necessidade de se portar, durante toda a estação, um bom casaco de lã ou jaqueta impermeável. O comprimento do casaco depende da resistência ao frio de cada um, portanto seria mais conveniente adquirir os mesmos por lá, pois estarão muito mais adequados ao clima do que os daqui. 
Também deverá ser levada em consideração, uma vez no local, a necessidade e gosto de cada um para casacos de frio.
Uma segunda consideração seria em relação às roupas que vão por baixo dos casacos. Brasileiros tendem a levar muitas peças de lã quentíssimas para enfrentar o inverno.  Esquecem-se, porém, que os ambientes internos em países frios costumam ser, na sua grande maioria, aquecidos e que roupas leves da primavera e até algumas de verão, dependendo do local e ocasião, poderão ser úteis.
Voltamos assim ao assunto do bom casaco:  para enfrentar o inverno em países frios, o que vale mesmo é ter um bom casaco para se andar pelas ruas. As roupas quentes de lã são boas mesmo somente para o inverno brasileiro.Tendo o acima em mente, é recomendado que você leve o essencial, poucas peças que possam servir para primavera e inverno e cuide dos casacos por lá (a não ser que já os tenha aqui).
 
Sobre os calçados:
Tênis: para todas as idades.
Se há necessidade de algum sapato formal, para ocasiões especiais, leve um ou dois pares, no máximo. 
Botas: talvez fosse melhor comprá-las por lá, a não ser que já tenha boas botas brasileiras (e confortáveis!).  Mocassins, sandálias rasteiras e havaianas servem para o verão, mas leve o mínimo possível e o que faltar compre por lá, pois os sapatos europeus, além de excelente qualidade têm um design belíssimo.
Sapatos pesam! Lembre disso e leve calçados versáteis, que combinam com vários looks, novamente com relação a este item: fica difícil de resistir às comprinhas!
 
Sugestão de mala masculina para uma viagem de sete dias:
- 1 paletó em cores neutras como azul marinho, calça cinza;
- gravata cinza, sapato preto; 1 par de meia preta,
- 1 terno escuro completo,
- 1 paletó marrom com calça bege;
- roupas íntimas para troca, camisetas;
- 1 calça esporte, 1 jeans;
- 1 calção de banho e 1 pijama.
Sapatos: 1 par de tênis, 1 par de chinelos e 1 par de sapato social.
Em cruzeiros, leve conjuntos de roupas mais sofis
Comentários