Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 3 de maio de 2012

Para nooooossa alegria!

A matéria, que está com os comentários no Folha.com, informa que policiais armados vão atuar dentro das escolas estaduais do Rio de Janeiro.

Não tendo aula de boa qualidade e tratando aluno de escola pública como marginal em potencial, nada mais natural que se coloque policiais circulando nas salas.

Assim vão ter paz nas escolas, aluno não vai dar nenhum pio. Professor nem precisa entrar na sala de aula que pode deixar todos no pátio sem nenhum problema. O melhor argumento para deixar criança e adolescente de boca fechada e quietinhos é um "tres oitão" na cintura e cara de mau, além de ter o dobro do tamanho e estar preparado para o embate.

Aqui, em São Paulo, foi decretada a falência da escola pública quando se criou a Ronda Escolar.

Nunca é demais repetir que toda vez que uma Corporação interfere na disciplina da outra, uma está equivocada e outra está falida. No caso a Segurança está equivocada e a Educação falida.

O mais preocupante são os comentários dos professores no espaço Folha.com. (SABER) Eles estão exultantes. Acham pouco e dizem, entre outras coisas, que se a polícia ficar circulando na escola, mas se não estiver muito bem armada, vai apanhar dos moleques.

Os educadores não concordam, claro que não. Não basta ser professor tem que ser educador.
Ocorre que os educadores são em minoria nas escolas e esses também estão acuados pela brutalidade com que a escola pública é conduzida.

Isso já acontece no Paraná. Em São Paulo tem a Ronda Escolar. Falta educador, aula de boa qualidade e respeito. Sobra truculência, violência e brutalidade.

No Rio de Janeiro também acontece um roubo ou furto a cada trinta segundos, não tem efetivo policial para essa demanda. Sobra policial armado para aterrorizar alunos de escola pública.

Convenhamos que é mais fácil ficar dentro da escola circulando e fazendo cara de mau do que enfrentar a “bandidada” muito bem armada - fácil e seguro. Serão para começar, 400 PMs já destacados para a perigosa e "honrosa" tarefa de transformar aluno em criminoso, tratado como bandido, sem aula e sem bons exemplos, a mistura certinha na contra mão de uma cultura de paz e de um grande país. O Brasil por enquanto é só um país grande. Um gigante adormecido, que se não acordar em tempo vai morrer de inanição. 

Comentários