Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Palavra de Deus - luz para as famílias

Setembro é o mês da Bíblia. A Igreja vive da Palavra de Deus e da Eucaristia. Neste ano ela nos propõe um aprofundamento no Evangelho de Mateus segundo o tema: “Discípulos e missionários a partir do Evangelho de Mateus” animados com a proposta do próprio Cristo: “Ide, fazei discípulos e ensinai!” (cf. Mt 28, 19-20).

Mateus mostra que Jesus não é um falso profeta. Ele é o Messias em quem se cumprem as promessas do Antigo Testamento.

Conforme escreve o Ir. Denilson Mariano, SDN, Jesus nasce em uma família, em um povo e numa época marcados pelas exclusões sociais. Ele é apresentado por Mateus como o Novo Moisés e a Nova Lei. Ele é o Deus Conosco, a nova presença de Deus no mundo; não um derrotado na cruz, mas o ressuscitado que caminha junto de seu povo – o Messias dos excluídos.

Em relação ao discipulado missionário é importante o que o papa Francisco escreve em sua Exortação Apostólica - A Alegria do Evangelho, 14: “Lembramos o âmbito das pessoas batizadas que, porém, não vivem as exigências do batismo, não sentem uma pertença cordial à Igreja e já não experimentam a consolação da fé. Mãe sempre solícita, a Igreja esforça-se para que elas vivam uma conversão que lhes restitua a alegria da fé e o desejo de se comprometerem com o Evangelho. […] Os cristãos têm o dever de o anunciar, sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria...”.

É sempre oportuno lembrar da responsabilidade das famílias na vivência e anúncio do Evangelho, sobretudo aos filhos. Aliás, os pais são os primeiros catequistas.

Nunca é demais salientar o papel das famílias junto à sociedade; só ela tem a força de provocar no tecido social, cada dia mais destruído pelos desvios e pelo abandono dos valores cristãos, as mudanças necessárias para a reconstrução do mundo em que vivemos.

A Igreja sabe que pode salvar o mundo através da família e investe nisso. Louve-se aqui a feliz iniciativa do papa Francisco em prol das famílias, convocando não só o clero, mas as comunidades do mundo inteiro, para uma séria tomada de consciência sobre os enormes desafios a serem enfrentados pelas famílias. Isso vai acontecer através de dois sínodos – um extraordinário e um ordinário, estreitamente unidos pelo tema geral – A família à luz do Evangelho de Cristo. O sínodo extraordinário, de 5 a 19 de outubro de 2014 focalizará “os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização” e suas conclusões servirão como alicerce para o sínodo ordinário de 2015, cujo tema será “Jesus Cristo revela o mistério e a vocação da família”.

Finalmente, o papa Francisco pede às famílias para viverem o “caminho sinodal” de 2014 e 2015 com interesse, confiança e muita oração, para que a Igreja possa discernir com serenidade o que Deus está pedindo a ela neste momento da história. Lembra o papa que essas Assembleias sinodais são dedicadas às famílias e sua vocação e missão na Igreja e na sociedade, aos problemas do matrimônio, da vida familiar, da educação dos filhos, entre outros. “Queridas famílias, a vossa oração pelo Sínodo dos Bispos será um tesouro precioso que enriquecerá a Igreja”.

Comentários