Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os problemas de Mano

Os problemas de Mano
Mano insiste com Pato, peso morto na seleção

A seleção brasileira perdeu mais um jogo contra as chamadas grandes seleções nacionais. A derrota por 3 a 2 para a Alemanha não foi o pior dos jogos de Mano Menezes no comando do Brasil, mas mostrou alguns pontos que devem ser revistos o mais rápido possível. O primeiro - e talvez principal - é a indecisão sobre a postura adotada pela CBF após a demissão de Dunga. Renovação ou experiência? Mano optou pelos dois, montando uma equipe sem característica própria, um mero espelho dos times montados nos últimos oito anos.

Se for renovar mesmo, como ele mesmo disse, a escalação de Paulo Henrique Ganso é imprescindível. Tudo bem que o atleta não passa pela melhor fase no Santos, mas o treinador da principal seleção do mundo deve abdicar do papo de torcedor de que "futebol é momento" e pensar numa boa sequência visando a Copa do Mundo de 2014. Mano, na minha opinião, deveria parar de convocar jogadores como Robinho e Lúcio. São bons jogadores? Sim, são excelentes atletas, mas o ciclo deles com a camisa canarinho se encerrou na derrota para a Holanda, no ano passado.

O segundo ponto é a insistência na convocação de jogadores sem perfil para jogar pelo Brasil. André Santos, Ramires e Pato não dá! Podem ser peças importantes nos seus respectivos times, mas na seleção não mostraram a que vieram. Ralf, Casemiro e Arouca substituiriam muito bem o volante do Chelsea e até Roberto Carlos, com quase 40 anos, ainda joga mais que o lateral-esquerdo do Fenerbahçe. Já o atacante do Milan surgiu como uma grande promessa, até joga bem no clube italiano, mas não faz grandes coisas com a amarelinha...

Bom, são apenas pitacos de quem acompanha os jogos da seleção e não está nada satisfeito com o que vê. Quem trabalha lá dentro e conhece a rotina para se montar uma equipe vitoriosa pode pensar diferente. Mas um desejo é compartilhado por todos: ver o Brasil levantar mais uma taça de campeão do mundo, em 2014.

Sem gordura

O Corinthians empatou em 0 a 0 com o Santos na Vila Belmiro e retomou a liderança do Brasileirão. Um bom resultado se levarmos em conta o campeonato todo, mas péssimo com base nas últimas atuações do Timão. Agora o time de Parque São Jorge está sem a famosa "gordura pra queimar": com uma vitória a mais, lidera o torneio ao lado do Flamengo, que tem a mesma pontuação. Abre o olho, Tite!

El Loco

Um jogador que ganhou fácil minha simpátia nos últimos anos foi o Loco Abreu. Além de um excelente atacante, o uruguaio que joga no Botafogo é mais inteligente do que a média da boleirada, o que pode ser comprovado em suas entrevistas. Lembra até o gênio Sócrates, do Corinthians e da seleção. Quem dera existissem mais 'loucos' como ele no mundo...

Dança das cadeiras

A troca de técnicos esse ano está fora de controle. Tem time que já mudou o comando umas três vezes só em 2011! Mas será a substituição a melhor solução? Você não acha que a continuidade do trabalho resulta em frutos melhores? Comente aí, quero saber sua opinião!

Comentários