Colunistas

Publicado: Sábado, 5 de dezembro de 2015

Os precursores, nós ...

Os precursores, nós ...

 

 

2º. DOMINGO DO ADVENTO – 06.12.2015

Liturgia do Ano “C”,  de Lucas

Evangelho (Lc. 3, 1-6)

...............................................................................................................................

“”    No décimo quinto ano do império de Tibério Cesar, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisâneas a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.

E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías:

“Esta é a voz daquele que grita no deserto: ´preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas.

Todo o vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados.

E todas as pessoas verão a salvação de Deus´ “    “”

...............................................................................................................................

Entra-se, pois, decididamente em nova fase, iniciada na semana passada, com o que na liturgia se denomina Ano "C", para destaque dos evangelhos escritos pelo apóstolo Lucas.

Jesus, Deus, ao invés de instituir um arauto e precursor da altura de sua importância, escolhe justamente João, vestido de peles, a alimentar-se apenas de frutas e mel, produtos naturais e comuns.

Fiel e destemido, João Batista usa até de linguagem figurada para demonstrar o quanto seriam dali para a frente as lições a serem pregadas por seu Mestre e senhor.

A fidelidade e o apego à missão de preparar as sendas de Jesus chegaram ao ponto de batizar Jesus para, num final de sofrimento e glória a um só tempo, ser João levado à morte na mais cruenta das formas. Eis que dele pediram a cabeça, trazida numa bandeja. Hoje, São João Batista.

Sem se tratar de força de expressão, numa consequência natural, incumbe agora e sempre a todos nós e a cada um, fazermo-nos também anunciadores destemidos do nome de Jesus, fonte única e intransferível de salvação.

Não há meio termo.

Sem meias medidas, cada um há de ser ou, então, não ser de Cristo.

O "talvez" ou o indeciso "algum dia", não cabem nessa diretriz.

                                                                                                       João Paulo    

Comentários