Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Os Guerreiros do Arco-Íris

A tradição dos índios nativos norte-americanos conhece os “Guerreiros do Arco-Íris”. A raça do Arco-Íris reforça a igualdade entre as nações e vem para trazer a paz, através da consciência de que todas as raças constituem na verdade uma raça só. O Arco-Íris encarna a idéia da unidade de todas as cores e a idéia de que todos os credos devem trabalhar juntos, visando ao bem comum. Quando todos os caminhos que conduzem à totalidade forem respeitados por todos os povos, a Profecia do Arco-Íris estará sendo cumprida. (extraído do livro “As Cartas do Caminho Sagrado”, de Jamie Sams)


Com base nesses ensinamentos, escrevi um texto que acredito ser bem apropriado para este momento de passagem, contemplação e reflexão. O meu intento é que ele ajude no caminho da transformação.

-

Os Guerreiros do Arco-Íris

Um Guerreiro do arco-íris acredita em um mundo de paz e equilíbrio.

Ele está conectado com uma força sagrada de beleza, que envolve o espaço com suavidade e presença.

Guerreiro do arco-íris sabe matar e ferir, mas não é nisso que acredita, pois a urgência de beleza é maior do que o incômodo do desapontamento.

Não é difícil viajar pelo caminho do guerreiro do arco-íris, mas é necessário abandonar lamentos, reclamações e culpas.

O Guerreiro do Arco-íris sabe que está onde escolheu e aceita com ternura as dádivas e desafios da vida como promessas de crescimento.

O lugar onde está é o hoje, sem ontem nem amanhã. Traz dentro de si uma mala pesada de herança, mas recolhe seus pertences com aceitação e alegria, porque sabe que cada pedra, escura ou brilhante, é sagrada porque traz registros da chama eterna.

O Guerreiro do Arco-íris escorrega nas cores que se formam do encontro da luz com a água e se delicia ao mergulhar no Profundo Mistério que é a vida.

Descobrir-se Guerreiro do Arco-íris é uma viagem de espera e busca. O caminho chega e ao mesmo tempo vamos ao caminho. Não sabemos exatamente quando e onde será, mas nosso coração sabe que o caminho vai se fazer com magia e encantamento.

O Guerreiro do arco-íris sabe lutar e agir, sabe esperar e cantar. Ele mergulha na sombra de suas dores e temores, com medo e dignidade, emergindo com coragem e sabedoria.

A fonte que alimenta os guerreiros do arco-íris é inesgotável. Porque o Grande Mistério não tem limites. E o Guerreiro do Arco-íris sabe disso, e nutre sua força nessa fonte inesgotável de sabedoria.

Sua linguagem é a fala do coração. O coração que acolhe, que canta, que inspira e recebe.

O guerreiro do arco-íris não vive acima da terra, nem acima das pessoas. Ele é um ser comum, como cada um de nós. Mas ele é guerreiro, porque tem força e bondade. E é do arco-íris porque acredita no mágico e no belo.

Espalhados pelo mundo estão os Guerreiros do arco-íris. Não há lugar certo onde eles podem estar. Não há língua certa que eles possam falar. Países, nações, canções e rituais do mundo se irmanam quando esses guerreiros se encontram, porque apesar do idioma, da raça ou da cor, todos se encontram no caminho do coração. Todos se irmanam na fronteira que separa o Profundo Mistério do cotidiano da vida.

Quem se descobre ser um Guerreiro do arco-íris transborda. São lágrimas em 7 cores, que vão limpando a alma e deixando-a lúcida, translúcida e iluminada de gratidão. Gratidão por pertencer, por reconhecer e por viver.

Ser guerreiro do arco-íris é bênção com responsabilidade. E não há nada melhor do que escorregar pelas cores de suas flechas, transformando-as em flores.

Um dia, o mundo será harmônico, belo e cheio de paz. Os guerreiros do arco-íris sabem disso e nunca desistirão de acreditar que esse dia chegará. Com cores eles tecem esse caminho, que não tem tempo para terminar, nem espaço para limitar.

São esses os Guerreiros do Arco-Íris, que lutam pela paz no planeta e guardam a Profecia do Arco-Íris tatuada em seus corações.

Comentários