Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 11 de março de 2011

Orkut x Facebook

Orkut x Facebook
Novas ferramentas do Orkut lembram o Facebook

Que o internauta brasileiro é apaixonado por redes sociais nós já sabemos. Desde o lançamento do Orkut em 2004, milhões de brasileiros, que já eram recordistas em número de horas online por dia, passaram à utilizar a rede quase que diariamente para mandar mensagens, postar fotos ou vídeos.

Hoje, mais de 80% dos internautas brasileiros participam de alguma rede social, sendo que Orkut, Facebook, Twitter e Linkedin seguem como as mais acessadas. Dessas, o Orkut ainda é o líder absoluto, atraindo mais de 87% dos internautas que participam de alguma rede social. A rede, no entanto, mostrou fraquezas nos últimos anos, diante da chegada dos concorrentes. Se 2009 foi o ano do Twitter no Brasil, 2010 foi o ano do Facebook.

Os números e as novidades do Orkut

A rede social criada em janeiro de 2004 por Orkut Büyükkokten é dominada por brasileiros, que já respondem por mais da metade de seus usuários. A facilidade de uso e o fato de ter sido a primeira rede traduzida para o nosso idioma foram alguns dos fatores que motivaram esse sucesso tão grande no Brasil.

Fala-se muito sobre crescimento de Facebook, Twitter e outras ferramentas. Fala-se também sobre o descontentamento com o Orkut, já que a sua última atualização, o chamado Novo Orkut, desagradou grande parte de seus usuários. Fala-se até em êxodo em direção em Facebook, o que de fato aconteceu em 2010. Enquanto o Orkut teve um crescimento de 28% no número de visitantes em dezembro passado, a rede de Mark Zuckerberg cresceu 258% no mesmo período.

Porém, outros números mostram que o Orkut segue forte entre os brasileiros. Na véspera do último Natal, quase 95 milhões de scraps foram enviados, quebrando todos os recordes. Oito dias depois, 62 milhões de fotos foram postadas nos álbuns dos usuários da rede, quebrando novo recorde. O Orkut é o terceiro site mais visitado no Brasil; e enquanto apenas 32% dos seus usuários acessam também o Facebook, 88% dos usuários do Facebook acessam também o Orkut. Números impressionantes que mostram que o Orkut, apesar do que alguns dizem, não está nada morto.

Para tentar barrar o êxodo de usuários em direção ao Facebook, o Orkut planeja lançar uma nova versão no próximo mês. A atualização deve trazer novos menus, novo layout, aumento no número máximo de amigos, fotos e vídeos que um perfil pode ter, além de novas ferramentas para as comunidades. Mas a mudança que chama mais atenção é a inclusão de um novo recurso, muito semelhante ao botão ‘Curtir’ do Facebook. Serão 11 emoticons que permitirão ao usuário dizer se gostou ou não de alguma atualização de um amigo. Se o chamado Novo Orkut, lançado em dezembro de 2009, já mostrava algumas inspirações no Facebook, esse ‘novo novo Orkut’ parece mostrar bem mais.

Enquanto isso, no Facebook

Criado por Mark Zuckerberg em fevereiro de 2004, a rede social demorou a chegar ao Brasil, recebendo grande número de novos usuários apenas nos dois últimos anos. Diferente do Orkut, os usuários dessa rede estão bem mais distribuídos entre diferentes países. Mas como não poderia deixar de ser, o Brasil já seja um dos países com maior número de usuários. No Brasil, em media, o usuário do Facebook é um pouco mais velho do que o usuário do Orkut e está mais concentrado nas classes A e B. Se em nosso país a rede ainda cresce, no resto do mundo ela já está consolidada, ultrapassando a marca de 500 milhões de usuários. Se o Facebook fosse um país, seria o 3º mais populoso do mundo, atrás apenas de China e Índia. 

O Facebook possui ferramentas que permitem que vídeos, textos e notícias possam ser compartilhados com bem mais facilidade que o Orkut. Isso o torna bem mais interessante para empresas, marcas e agências de publicidade. Um usuário ou um perfil de empresa podem, por exemplo, postar um vídeo curioso ou uma novidade interessante, e em pouco tempo essa informação pode ser compartilhada e, até mesmo, tornar-se um viral.

Para aumentar ainda mais o compartilhamento de conteúdo, o botão Curtir do Facebook foi modificado. Quando um usuário curtir algo em uma página externa, um link será incorporado à sua timeline. Essa novidade vai agradar bastante aos sites que incorporam o botão Curtir às suas páginas.

Outra novidade que os usuários brasileiros do Facebook já começam a experimentar é o Facebook Places. A ferramenta de geolocalização, similar ao Foursquare, ainda se encontra em fase de testes e deverá ser lançada com o nome Facebook Locais por aqui.

A última versão do Windows Live Messenger, ferramenta de comunicação que já é usada pelos brasileiros desde 2004, incorporou recursos de adesão com mídias sociais, como o Facebook. Agora, os usuários do bate-papo do Facebook são importados automaticamente para o bate-papo do Messenger. Tendo mais amigos para conversar, os internautas podem permanecer mais tempo utilizando outras ferramentas do Facebook enquanto conversam com seus amigos. Como a média de amigos que cada membro tem do Facebook vem crescendo, cada vez há mais pessoas para conversar.

O futuro das Redes Sociais

As redes sociais já são um fenômeno consolidado entre os usuários brasileiros. Elas fizeram com que o tempo médio que o usuário gasta online aumentasse, fizeram com que as pessoas se relacionassem mais, já que algumas pesquisas indicam que as redes sociais aproximam ainda mais as pessoas no mundo real, e não o contrário, como alguns podem pensar. Além disso, elas facilitaram o acesso à informação, mudaram radicalmente o modo como marcas se relacionam com consumidores, estimularam ainda mais o uso de outros serviços, como Youtube e Flickr, aumentaram a confiança que os usuários tem nas informações da internet, além de outros resultados.

Na internet tudo muda em pouco tempo, graças àquela velocidade que nós já estamos acostumados. Os números mostram que tanto Orkut quanto Facebook crescem, mas de modos diferentes, atingem públicos diferentes e conseguem resultados diferentes. O Orkut não está morto, mas sente o crescimento dos seus concorrentes. As novas atualizações criadas mostram que o Google ainda se preocupa com sua rede social, pois ela ainda gera lucro num país onde a internet funciona muito bem. Enquanto acompanhamos, o melhor é continuar compartilhando, e aproveitando as possibilidades que as redes sociais oferecem.

Comentários