Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Organize-se e pague bem menos IPTU

Crédito: Google Imagens Organize-se e pague bem menos IPTU

Nas palavras de Benjamim Franklin: Só existem duas coisas certas na vida: a morte e os impostos.

Quanto à primeira não tem jeito, pois ela virá mesmo. Com respeito aos impostos, eles também virão, mas podemos administrá-los de forma inteligente e planejada, de modo a reduzir o seu impacto em nossos orçamentos e até mesmo reduzir ao mínimo alguns deles, como o IPTU.

Todo início de ano é a época de pagar o IPTU. É o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Ele é cobrado pela Prefeitura das pessoas que possuem casas, apartamentos, imóveis comerciais, industriais e terrenos na cidade.

Partindo dessa certeza, que o IPTU virá, é possível reduzir o valor deste tributo em aproximadamente 20%, no primeiro ano, e nos outros anos muito mais, o que convenhamos, é muito interessante. Para tanto, basta “colocar os juros trabalhando a seu favor”, como dizem os consultores em investimento.

Então, ao receber o valor do IPTU do seu imóvel à ser pago em 2013, divida o valor por 12, abra uma conta num fundo de investimento (consulte um profissional da área) que lhe garanta um rendimento próximo de 10% ao ano, e invista 1/12 do valor do IPTU todo mês.

Ao final de 12 meses, ao receber o valor do IPTU do ano 2014, você terá em sua conta de investimento, o valor suficiente para pagar o seu tributo à vista e aproveitar-se do desconto oferecido pela maioria das prefeituras para pagamento antecipado que é de 10%. Na sua conta de investimentos, sobrará um saldo aproximado de 10% do valor investido durante o ano, que será o seu ganho em 12 meses. Então você já reduziu o valor do IPTU em 20%, concorda? O que fazer com o saldo de aproximadamente 10% do que você investiu durante o ano? Utilizar para pagar o IPTU de 2015 que já estará chegando. Em 2015 o seu desconto no IPTU será de 30%, porque além dos vinte que você já acumulou, tem mais os dez pelo pagamento antecipado.

Se você fizer isso sucessivamente, ano após ano, o seu desembolso com o IPTU irá se reduzindo até chegar a zero, o que acontecerá em menos 10 anos, dependendo do comportamento da economia. Ou seja, você terá colocado os juros trabalhando a seu favor. Simples, não é?

Agora, é muito importante fazer uso de uma consultoria de investimento para receber orientação de onde investir o seu dinheiro. Vai longe o tempo em que a caderneta de poupança, única forma de investimentos conhecida pelos nossos pais, proporcionava um rendimento significativo. As previsões dão conta de que em 2013 a caderneta de poupança renderá apenas 5,08% ao ano (taxa bruta), caso a Taxa SELIC permaneça em 7,25% a.a. (Disponível em http://www.infomoney.com.br/onde-investir/noticia/2623270/rendimento-poupanca-continua-mesmo-apos-manutencao-selic-veja-quanto).

Enquanto isso, os fundos de investimentos em renda fixa acumularam até 27/12/2012, uma rentabilidade de 21,49%.

Veja em http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-de-investimento/noticia/2650365/fundos-renda-fixa-indices-devem-ter-melhor-rentabilidade-industria-2012, o comportamento dos fundos neste ano que se encerra.

Então, boa sorte. Sempre é necessário um sacrifício para ter vantagens no futuro. esse sacrifício é pagar o IPTU do ano em curso e aplicar o dinheiro para pagar o IPTU do ano seguinte. Vá em frente. O resultado é sempre interessantíssimo.

EDSON BONI & Consultores Associados
http://www.facebook.com/EdsonBoniConsultoresAssociados
[email protected]

Comentários