Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ordem e progresso

Um aluno de escola pública custa mais caro que aluno de escola particular. Saiu a lista na imprensa.

São Paulo investe no aluno de escola pública menos que Rondonia e Rio de Janeiro. Por volta de R$ 2.400. Isso pago pelos pais, em forma de impostos que todo mundo paga. Parece lógico, mas tem gente que esquece.

Não é só do imposto que vive a escola pública. Vem dinheiro de tudo que é lado. A grande imprensa, os Bancos e as empresas grandes e de porte médio investem muito. Vem dinheiro até de fora.

É tanto dinheiro, mas tanto, que no final do ano, sobra em São Paulo quase um milhão de reais. Esses reais são divididos entre os professores em forma de bônus em critérios questionáveis.

Sobra verba do imposto, não se sabe o que se faz da sobra da verba que vem de fora….

No total, fazendo uma conta por cima e juntando inclusive o dinheiro que as escolas escorcham dos pais e alunos, um aluno custa por mês R$ 700. Setecentos reais. Com essa quantia dá para pagar uma escola particular de porte médio. Uma escola particular onde os professores não podem faltar adoidado. Onde os alunos não são espancados, onde a obrigação do professor de ensinar é cobrada pela direção.

Não que em escola particular aluno não seja perseguido, que não tenha violência e injustiça, mas o aluno aprende e aluno fantasma não existe. Já é uma diferença considerável.

Em escola particular as reuniões são para o professor prestar contas, diferentes da escola pública, que é para o professor passar carraspana nos pais e falar mal dos alunos.

Diante disso, a promessa da presidenta Dilma de criar um Prouni para o ensino médio é uma ideia interessante. Pode não ser a ideal, mas pelo menos serve para sacudir a sociedade do marasmo e do conformismo.

São Paulo manda a maior parte de seu imposto para Brasília, de lá vai para o Norte e Nordeste para minorar a fome dos miseráveis. Até aí é normal. Quem tem muito tem que ajudar a quem não tem nada. Acho justo.

O que é injusto é que é a classe média baixa quem mais paga imposto e quem não recebe nada de volta. Não podem pagar uma escola particular para seus filhos e recebem uma escola pública falida onde os alunos recebem maus exemplos e não aprendem o mínimo necessário.

Se os alunos pudessem fazer um exame e fazer o ensino médio em escola particular, o Estado paga. Pode até ficar mais barato.

Os bons alunos migrarão para a escola particular, os bons professores também.

Quem sabe essa ideia da Dilma por si já vai servir para sacudir a sociedade amorfa que está entendendo a corrupção como inevitável na escola pública?

Quem sabe os pais não se levantam e começam a agir?

Quem sabe….

O povo unido e organizado pode mais do que imagina.

Se a ordem é o progresso, com ordem e com energia podemos mudar o rumo da Escola Pública no Brasil.

Comentários