Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 22 de maio de 2009

Onde está a sua felicidade?

Crédito: 5 Elementos Onde está a sua felicidade?
Coleção Consumo Sustentável e Ação
Você consome para viver ou vive para consumir?
 
Sabemos que a crise ambiental decorre de padrões insustentáveis de produção e consumo e tem como uma das suas consequências a geração crescente e descontrolada dos resíduos.  
 
Estudos mostram que o mundo já consome 25% a mais do que a Terra consegue renovar de recursos e absorver de resíduos. Se continuar nesse ritmo, em 2050 o consumo terá dobrado.
 
Além de insustentável, esse padrão de consumo é injusto, uma pequena parcela da população do planeta (menos de 20%) se utiliza da maior parte dos recursos naturais (80%) e os demais 80% da população se utiliza de 20% e se encontram em uma situação de pobreza.
 
Muitos alertas já foram dados, e o momento é de ações imediatas para restabelecer o cenário brasileiro onde mais de 60% do lixo coletado ainda vai parar em lixões a céu aberto são milhares de toneladas de lixo diariamente!
 
Já vemos com mais freqüência iniciativas que facilitam a prática do consumidor sustentável, como por exemplo, supermercados voltam a oferecer caixas de papelão, a Coleta de Recicláveis operada por cooperativas de catadores, o gás metano sendo transformado em combustível para automóveis e ônibus.
 
Aposto na educação ambiental aliada a inovadoras iniciativas de produção e de consumo, assim em aliança, é possível promover já a qualidade da vida, justiça social e o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente.
 
Planejar as compras, consumir apenas o necessário, evitar os descartáveis, reutilizar sempre que possível e valorizar empresas que têm compromissos éticos com o meio ambiente e a sociedade, são práticas que devemos estimular e adotá-las em nosso dia-a-dia.
 
Os convido para navegar pela Coleção Consumo Sustentável e Ação pensar e separar o que é essencial a sua felicidade do que é supérfluo a sua vida!
Comentários