Colunistas

Publicado: Terça-feira, 13 de novembro de 2018

Onde começa a corrupção

Um assunto que dá muito ‘pano pra manga’ é a corrupção. Quanto a isso não há o que se discutir. O ponto que vou trabalhar aqui é: Onde começa a corrupção?

Todos os dias ouvimos, lemos ou assistimos dezenas de casos de desvios de conduta, algo que se tornou comum e estatístico, não só no Brasil, mas também no mundo. Hoje, quando sabemos de um caso em que a pessoa ou empresa não se deixou corromper, ficamos abismados. Traduzindo, o certo se tornou incomum, estranho, aquém da realidade – uma inversão de valores.

Historicamente, a corrupção ‘está no sangue’ do ser humano. Dados apontam que na Grécia Clássica iniciou-se a divisão setorial e hierárquica da administração pública, porém foi na Roma Antiga que essas divisões começaram a ser envenenadas pela ganância, poder, enriquecimento e afins. Um exemplo que dá concretude e confirma esse fato foi a criação dos livros contábeis e a obrigação dos governos de prestar conta de suas respectivas receitas e gastos.

Para se ter uma ideia do que ocorria na época, militares cobravam dos camponeses uma determinada quantia para lhes garantir ‘proteção’, essa que já estava garantida pela própria criação do exército romano, além da ‘gratificação institucional’. Isso soa familiar?

Devido essa corrupção intrínseca e generalizada nos diversos setores do Império Romano, essa sociedade ruiu de dentro para fora.

Esses dados não são consolos, nem justificam os atos corruptivos tão frequentes espalhados pelo mundo. Ao contrário disso, essa cultura, doença, câncer tem de ser apagada de dentro de nós.
 

Todos São Corruptos
Já fomos, somos ou seremos

Quando pensamos em corrupção o primeiro setor que vem à cabeça é o político, afinal é a principal pauta das grandes mídias e o ponto que nos afeta direta e indiretamente. Exemplos não faltam, ainda mais após a operação Lava Jato.

Sim, o histórico da maioria dos políticos não os favorece e eles têm que responder pelos seus atos. Agora, vamos analisar a nós mesmos, nosso histórico, nosso dia a dia. Você já se perguntou: Eu sou corrupto? Busque em sua memória se já fez algo que, para sair na frente, ganhar vantagem ou subir um degrau, prejudicou alguém. Em algum momento de sua vida você fez isso! Pode ter certeza!

Eis aqui exemplos que vão provar quão corruptos fomos e somos. Lembra daquela vez que você comprou um salgado no bar e, no troco que recebeu, tinha alguns cruzeiros a mais, mas não devolveu? E aquele dia que foi à padaria com seu/sua filho(a) pequeno(a) comprar pães para o café da tarde, viu ele(a) pegar uma bala escondido da prateleira e não falou nada? Ahh!!! Sem falar nas centenas de vezes que furou o sinal vermelho. Entre tantos outros exemplos que vêm à cabeça.

Podem parecer situações insignificantes e bobas se comparado ao o que nossos políticos fazem, mas não são! Cabe aqui aquele velho ditado: ‘O exemplo vem de casa’. A quantia ($) envolvida é de grande valia, mas o que está em jogo é a MORAL de cada um de nós.

Não estou, nem quero fazer julgamentos de valor, mas o que nós estamos fazendo para coibir o alastramento desse câncer se não cumprimos nosso papel de cidadão?. Até quando vamos manter a cultura do ‘tirar vantagem’, do ‘jeitinho brasileiro’ e da ‘Lei de Gerson’ dentro de nós?

A caminhada é longa, dolorida e, em alguns momentos, será muito difícil lutar contra a tentação, mas se queremos que nossos direitos e necessidades sejam atendidos, vamos ser o exemplo dentro de casa, em nossa rua, bairro, trabalho, cidade, enfim, onde quer que seja. E, claro, fiscalizar e cobrar a retidão e qualidade dos gestores que elegemos.

Na próxima semana vamos falar sobre os direitos e deveres que temos de acordo com a Constituição Federal. Você verá a força que tem!

Comentários