Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Olimpíada contra a Rubéola

Crédito: www.saude.gov.br Olimpíada contra a Rubéola
Se você tem entre 20 e 39 anos, a partir desse sábado e até 12 de setembro, você tem a obrigação de participar da campanha nacional para erradicação da Rubéola, comparecendo a um posto de Saúde de sua cidade e tomando a vacina dupla viral (contra Sarampo e Rubéola). Especialmente, dia 30 de agosto é dia da mobilização nacional contra a Rubéola.
 
Por quê? A Rubéola é uma doença a ser combatida que faz parte de um compromisso dos paises da América, firmado na 44ª reunião da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) – a meta é a erradicação dessa doença até 2010. A Organização Mundial de Saúde estima que existam 110 mil novos casos de SRC a cada ano no mundo.
 
É aí que você entra com sua participação: a doença não tem tratamento especifico, é apenas combatida através da prevenção (vacina).
 
Essa é a maior campanha de vacinação do mundo em adultos, visa imunizar 70 milhões de pessoas, terá observadores internacionais pela sua característica inédita e ampla e também contará com consultores do Paraguai, Colômbia, Equador, Peru e México.
 
Foram investidos quase R$ 205 milhões em vacinas, insumos e recursos humanos. O seu papel é entender que todo esse esforço é fruto de estudos internacionais de promoção e prevenção na área da Saúde e que participar é de fundamental importância.
 
A Rubéola é uma doença viral, transmitida pelas vias aéreas, e que atualmente atinge mais adultos e homens. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. Ela é especificamente mais danosa em mulheres grávidas, que podem adquirir o diagnóstico da Síndrome de Rubéola Congênita (SRC) que provoca más-formações ao feto e retardo no seu desenvolvimento. Sabe-se que cada dólar gasto com vacina corresponde a 12 dólares gastos com um bebê com SRC.
 
Você deve proteger a si e à sua família. Você deve fazer parte desse esforço gigantesco em prol da saúde coletiva. Ninguém está imune, ela é uma doença infecto-contagiosa.
 
Dos mais de 8,7 mil casos registrados no ultimo ano, 70 % eram de adultos homens. Isso porque campanhas anteriores imunizaram mulheres e crianças na sua maioria.
 
Os principais sinais da rubéola são: febre, manchas pelo corpo e gânglios aumentados no pescoço, dor de cabeça e nas articulações. O diagnóstico se mistura com muitas outras doenças, entre elas o Sarampo e Dengue. Portanto, na dúvida se você já tomou a vacina ou se já teve rubéola, vacine-se. Mesmo os já vacinados devem ser vacinados novamente.
 
A vacina é contra-indicada para mulheres grávidas; pessoas que já tiveram reação alérgica grave à vacina; indivíduos com imunodeficiências congênitas ou adquiridas; pacientes que estão fazendo uso de corticóides em doses imunossupressoras, ou seja, que baixam a imunidade; pessoas em tratamento quimioterápico; e, por fim, transplantados de medula óssea cuja cirurgia tenha sido feita com menos de dois anos. Em qualquer caso de dúvida, a recomendação é consultar um profissional de saúde.
 
Atualmente, a vacina contra rubéola consta no calendário vacinal para crianças aos 12 meses de vida com reforço entre quatro a seis anos. A vacina também está disponível para mulheres na faixa etária de 12 a 49 anos e para os homens de 12 a 39 anos. São 123 paises que possuem essa vacina no seu calendário de vacinação.
 
 A imunização será feita em duas grandes frentes: com a aplicação da vacina Dupla Viral (sarampo e rubéola) em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de todo o país, e por meio da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) em indivíduos entre 12 e 19 anos nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além de toda a população indígena que vive em aldeias.
 
E você, pode participar de duas grandiosas formas: utilizando a internet como mídia social e divulgando o esforço coletivo para agregar pessoas à essa campanha e comparecendo a um posto de saúde para tomar a vacina ou levar seus familiares, protegendo a todos. Saúde se faz assim: com esforços mundiais, participação de todos e crença num mundo melhor (e mais saudável!)
 
PARTICIPE!
Comentários