Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 15 de julho de 2011

OAB reprova 90% das escolas públicas paulistas

Todo mundo sabe que a educação é a mola mestra que impulsiona o país para cima. País sem educação é país sem desenvolvimento, sem liberdade, sem luz, sem esperança.

Infelizmente, parece que estão todos anestesiados e se comportando como se o fracasso da escola pública no Brasil fosse apenas problema de quem não pode pagar escola particular. Problema dos pobres.

A qualidade da escola pública caiu de tal maneira, que a escola particular, se comparada com a escola pública, ficou muito abaixo do que seria o ideal.

Faculdades tentando inutilmente compensar o que o aluno não sabe. Aluno chega à faculdade sem saber ler e escrever. Algumas chegaram a declarar que alunos não sabem tabuada e não sabem uma equação simples ou um problema com fração de modo mais elementar.

Claro que uma defasagem assim tão grande e de modo tão geral, é impossível na última ponta resolver.

A OAB faz um exame e não aprova 90 por cento dos alunos.

A grita é geral: a OAB deve afrouxar… Outros defendem até o fim do exame da ordem. Assim os medíocres poderão conseguir a sua qualificação para exercer tão nobre função. A defesa da liberdade. Liberdade que é o valor mais importante da vida.

Querem nivelar por baixo.

Ainda bem que a OAB ainda prima pela qualidade e pela excelência.

No caminho que está, teremos médicos, engenheiros e todas as outras profissões meia boca. As faculdades vão formando meios profissionais enquanto a escola pública for considerada coisa de pobre.

Enquanto a Secretaria de Educação de São Paulo for um gigantesco cabidão de emprego, onde os apaniguados de autoridades e políticos ficam encostados, iremos por água abaixo.

Ainda bem que temos o exame da ordem dos advogados do Brasil mantendo a seriedade da sua seleção.

Ainda bem que podemos contar com a OAB, como reserva moral.

Enquanto isso os bacharéis em direito que não conseguirem passar no exame da ordem, mas se forem parentes de políticos ou de alguma autoridade ou gente importante, poderão vender aula em escola pública.

Tá tudo certo. 

Comentários