Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Varvito no Fantástico

Crédito: Raul Machado Carvalho O Varvito no Fantástico
Varvito, agora um Parque de verdade
Até que enfim uma boa notícia sobre Itu no horário nobre da televisão, no domingo a noite. Numa reportagem que evidenciou os desastrosos efeitos do aquecimento global e conseqüente derretimento de geleiras, que se pensavam eternas, mas que com as mudanças dos climas em várias regiões, foram diretamente atingidas pelo bicho homem. A Rede Globo mostrou um documentário sobre a atual situação, no último Fantástico do dia 24 de maio.
 
De repente, para surpresa de muitos, lá estava a pedreira do Varvito, de Itu, exibida como exemplo da era glacial que também atingiu o Brasil. Difícil acreditar que um país de clima tropical já foi percorrido por enormes geleiras que com seu peso e pressão deixou marcas históricas em rochas na região de Itu e Salto.
 
As significativas provas existentes no Parque do Varvito podem ser vistas pelos turistas que visitam Itu. Ainda bem que o parque, no momento totalmente recuperado, causa ótima impressão ao visitante. Agora, após o esforço da Prefeitura que novamente colocou painéis informativos sobre a história do local, tratou os jardins com belo paisagismo, reformou a lanchonete, agora descente, a Praça do Eco e bem cuidou das alamedas, cheias de sombras e bancos para um belo passeio, o parque volta a ser um dos cartões postais da cidade.
 
Duramente criticado por esta coluna, quando abandonado, agora se vê, na prática, a importância da recuperação do local pelas autoridades, fato que permite à mídia voltar a apresentá-lo como forte atração turística do município.
 
Pena que a pessoa escolhida para falar sobre o Varvito, o emérito professor da Universidade de São Paulo, Rocha Campos, geólogo renomado que despertou nas autoridades, décadas atrás, a importância histórica daquela rocha e um dos que lutaram pela preservação da área não tenha, também, a qualidade de um profissional da comunicação.
 
Apenas falou sobre os efeitos da passagem da geleira, gaguejou e deu poucas informações sobre o atual estado daquele parque construído por sua própria indicação, com tantas dificuldades e que hoje pode ser apontado como uma preciosidade geológica de Itu.
 
Nos mesmos segundos destinados à sua fala poderíamos ter informações mais ricas se a reportagem tivesse sido mais bem preparada. Deu a impressão de que pegaram o ilustre mestre geólogo de supetão e ele foi falando de improviso sem um roteiro pré-estabelecido.
 
Mas tudo bem. Até que enfim uma notícia positiva da cidade na Rede Globo. Isso é o que interessa.
 
Importante registrar, também, para conhecimento de todos que, com a recuperação do parque, o Varvito recebeu público superior a 15 mil pessoas no primeiro quadrimestre deste ano. Foram turistas, estudantes, visitantes da própria cidade, pesquisadores de várias cidades do interior de São Paulo, de outros estados e também do exterior através de uma equipe de estudiosos franceses.
 
O parque também está com uma programação voltada à comunidade como aulas de Yoga, eventos com grupos da melhor idade, sessões de alongamento orientadas por professores de Educação Física e música ao vivo.
Comentários