Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

O Turismo Rural de Itu

A minha porta de entrada no universo do turismo ituano foi o Turismo Rural. Em meados de 2000, pouco depois de ter chegado na cidade, na busca de mostrar às pessoas a importância da Internet para o turismo me deparei com a Astur, uma associação pioneira que tinha como principal objetivo unir forças para promover os empreendimentos de Turismo Rural do Médio Tietê.
Participando dessas reuniões é que eu conheci pessoas-chave do mundo rural regional, hoje grandes amigos. Na minha opinião, essa foi uma época que ensinou a importância do associativismo e salientou a dificuldade de se lutar por objetivos comuns, respeitando as diferenças.
Daquele tempo até os dias de hoje, eu assisti o Turismo Rural de Itu ganhar enorme força. Acredito que se deve ao amadurecimento dessa primeira experiência, aliado ao fato de Itu ter realmente uma ampla gama de possibilidades para oferecer aos turistas que procuram cada vez mais alternativas para estar em contato com o campo e vivenciar suas raízes.
Temos hoje em Itu uma grande concentração de campings, todo tipo de fazendas e hospedagens rurais, cavalgadas famosas, culinária típica para todos os gostos e o recém inaugurado Roteiro Caipira, que tem trazido gente de toda parte para visitar esses lugares e vivenciar uma "vorta às origes".
Hoje, aquelas pessoas que conheci na Astur são ativas na Prótur, que concentra forte representatividade do setor rural em seu quadro diretivo e associados. Se os outros segmentos do turismo estivessem tão unidos como o do Turismo Rural, certamente a gente já teria ido mais longe.
Na semana passada eu participei de uma importante reunião da ABRATURR (Associação Brasileira de Turismo Rural) em Itu, na Fazenda Santo Antonio da Bela Vista, que reuniu proprietários de diversos empreendimentos rurais de São Roque, Leme, Mococa, Ribeirão Preto e São Paulo, entre outros. Itu tem a sorte de ter uma representante do Turismo Rural presidindo a ABRATURR Estadual, que é a Bebel Scarpa, uma batalhadora desse turismo há muitos anos.
A ABRATURR tem representatividade nacional e vê em Itu um importante ponto de referência do Turismo Rural Brasileiro. Todas essas iniciativas fazem com que esse segmento cresça no Brasil, através da melhor organização do setor, direcionamento, divulgação adequada e profissionalização do atendimento.
A Prótur está acompanhando esse movimento e afiliando-se a ele (ABRATURR), assim como a outros grupos que tragam para o turismo ituano mais conhecimento e sabedoria. Essa é a filosofia que norteia o nosso trabalho: aprender coletivamente, unir talentos e potencializar os empreendimentos turísticos de Itu, preservando sua singularidade e respeitando a comunidade à nossa volta.

Comentários